Façais uma limonada(ou caipirinha)se a vida só te dá limões

Sou Brasileira de nascença mas já vivo em Oslo-Noruega há 16 anos, cheguei aqui com 24 aninhos de idade e isto é quase 1/3  da minha existência. Oslo é a capital da Noruega com 600 mil habitantes… adoro morar por aqui pois Oslo tem o movimento de uma cidade grande ao mesmo tempo que você pode respirar o ar puro sem muita poluição, aqui você pode ter um feeling de anonimidade que as vezes não temos em cidades pequenas.

Passei por poucas e boas para chegar onde estou e não estou nem na metade do caminho que quero percorrer. Quando a vida me dá uns limões, eu vou cuidando de fazer uma boa limonada com eles.

Existem pessoas de todos os tipos em todos os lugares, e o povo SOFRE… aprendi ao longo da minha vida que eu tinha uma tendência de carregar o peso dos problemas das outras pessoas e achava que aquilo era meu, que apesar de ter sempre um sorriso LINDO no rosto, carregava muita dor, muita raiva, muita “M….” mesmo dentro de mim, foi aí que aprendi a perdoar, meditar, fazer tai-chi, tudo foi ficando bem mais leve e percebi que fui tirando aquela carga alheia, de minha mãe, minha avó, minha bisavó, para não dizer os terceiros ao meu redor… CHEGA, sou responsável apenas pelos meus atos e a partir de hoje só posso me responsabilizar por eles, pois serão eles que serão passados para meus filhos.

Vi uma pegadinha pela internet uma vez onde uma pessoa fingia perder um dinheiro do bolso e pasmem, as únicas pessoas que devolveram o dinheiro foram os pedintes e mendigos de rua, o resto pegavam o dinheiro, empurravam no bolso e saiam de mansinho. Que exemplo podemos dar a nossos filhos para o amanhã? A questão aqui é de caráter/índole não de necessidade, concordam?

Certas situações ainda me chamam atenção, por exemplo, conversando com a mãe de um amiguinho do meu filho da escola sobre o que eles haviam feito no último verão, ela me contou uma situação das férias deles que me causou impacto… disse que de passagem por um museu, seu filho(amiguinho do meu filho)achou uma nota de 500,00 Euros(2467,00 R$ a preço de hoje)no chão. Eles pegaram a nota e entregaram na bilheteria do mesmo, caso o dono fosse reclamar a perda. Com um ressalvo: Isto foi em um país fora da Noruega, ou seja, eles não tem a intenção de voltar para reivindicar o dinheiro, caso o dono não venha a aparecer para pegá-lo novamente… Aí, eu me perguntei… caraca, será que eu faria isto? “A necessidade faz o ladrão” como diz o ditado, não sou classe média alta mas também não morro de fome e não estaria tão morta de fome para empurrar a nota no bolso, fingir que nada aconteceu e ir para a Bonanza nas férias depois, na verdade, esse dinheiro só iria aumentar a quantidade de eletrônicos ou coisinhas da China que enche o mundo de consumo. Me fiz esta pergunta depois de 16 anos morando num lugar que o sistema funciona, que foi mais generoso comigo do que eu com ele, onde meus filhos crescem saudáveis, livres, cheios de vida… e mesmo assim me veio esta pergunta: Caraca, será que eu faria o mesmo? Isso me envergonhou, me deixou triste pois tive que vivenciar isto(só havia lido estorinhas parecidas de auto-ajuda pela net a respeito)para poder entender que meus valores ainda precisam ser revistos e revistos… será que o Brasil talvez não esteja passando por todas estas provas pois as pessoas fingem não ver estes pequenos furtos, colocam a culpa na crise, nos políticos, “isto é Brasil”, etc… e o problema é mais em baixo. Levei este exemplo comigo para não esquecer e se um dia acontecer algo do tipo ou parecido, irei tentar fazer do mesmo jeito pois me veio um dever de civilidade incrível com este exemplo.

Lição: Não faremos para o próximo aquilo que você não gostaria que fizessem para você… Go it!

One thought on “Façais uma limonada(ou caipirinha)se a vida só te dá limões

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.