Visto para Noruega

Vim para Noruega a primeira vez em maio de 2002 com visto de 3 meses de turista e casei neste intermédio de tempo, ou seja, já fiquei direto esperando minha licença de trabalho, esperar visto para sair do país, etc… meu marido comprovou que podia me sustentar neste período de espera com seu ordenado, ele tinha mais que 25 anos de idade, tinha um emprego fixo, pagava impostos(muito importante isto por estes lados) e assim fizemos. Hoje eu sei que é mais complicado, eles dificultaram as leis um pouco.

Eu vim para a Noruega com visto de família mas existem vários procedimentos para os diferentes casos. As leis, ordem e casos variam de tempos em tempos. Posso dizer que as leis eram menos complicadas há 16 anos atrás. Hoje, eu teria que voltar para o Brasil, mesmo casada, mesmo meu marido comprovando que poderia me sustentar e teria que esperar a liberação de trabalho, abertura dos portos, vaga na escola, todas estes procedimentos leva mais ou menos 1 ano, o visto tem que ser renovado a cada ano nos três primeiros anos de residência… lembro que esperei quase um ano pela minha liberação de trabalho.

A Escandinávia, ou seja, Noruega, Suécia e Dinamarca(Finlândia também pois faz parte dos países Nórdicos mas Finlândia não faz parte da Escandinávia), no geral, tem o mesmo sistema jurídico e as leis são bem parecidas, existindo apenas algumas exceções. Se você é cidadão do mundo, gostaria de passar alguns meses além dos três meses de turista, anos ou até mesmo adotar algum dos países Escandinavo como sua nova morada, existem várias maneiras para fazer isto. Por exemplo, os vistos mais comuns ou mais usados pela maioria das pessoas são o visto de família, o visto para estudantes e o visto por questões de trabalho. Existem também vistos para casos especiais como, por exemplo, para quem está como asilado político ou visto para quem quer investir no país interessado, na área de imóveis(por exemplo).

O bom de morar muito tempo por aqui é que tanto você quanto a sua família, inclusive, o conjugue estrangeiro(no caso, Norueguês) pode ter dupla nacionalidade. Lembro que tive que abdicar minha nacionalidade Brasileira ha 14 anos atrás  mas hoje ninguém precisa passar por este processo, você já recebe os dois passaportes. O meu processo durou mais ou menos 2 anos para acontecer e pude fazer a petição da nova nacionalidade 2 anos antes de fazer 6 ou 7 anos de moradia.

Não há qualquer restrição quanto à múltipla nacionalidade de brasileiros. A nacionalidade brasileira não exclui a possibilidade de possuir, simultaneamente, outra nacionalidade. A perda de nacionalidade brasileira somente ocorrerá no caso de vontade formalmente manifestará pelo indivíduo.

Alguns fatos sobre a Noruega: Apesar de ter rejeitado a adesão à União Européia, a Noruega mantém laços estreitos com a UE e com seus países-membros, bem como com os Estados Unidos. A língua oficial da Noruega é o norueguês – uma língua germânica muito próxima do dinamarquês e do sueco. A monarquia oficialmente retém o poder executivo, no entanto, após a introdução de um sistema parlamentar de governo, os deveres do monarca, desde então, tornaram-se estritamente representativos e cerimoniais. O analfabetismo é zero e as crianças tem o dever de irem para escola. A geografia, a história, a natureza e o clima, contribuíram significativamente para formação de sua cultura atual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.