DRA. Dora

Existem pessoas que nos ensinam tanto com seus exemplos que se tornam inesquecíveis em nossas vidas. Assim é DRA Dora, como gosta de ser chamada… Doralice(que lindo nome)é seu nome de batismo e ela é minha tia materna. Tia Dora tem 76 anos de idade e é uma figura folclórica na nossa família.

Se vocês estão pensando que o DRA na frente do nome Dora é a abreviação do nome Doutora, gostaria de explicar que minha tia não tem formação acadêmica na área de medicina, advocacia ou Phd em alguma área da ciência para ter esta sigla/nomenclatura na frente do seu nome mas o DRA vem dos nomes: Doida, Rica e Amostrada, como ela mesma se coloca para as pessoas. Ela se mostra uma doutora na vida na verdade… Nos divertimos com essa mulher forte e cheia de vida.

Esta senhora tem todos os motivos para ser uma pessoa triste, amargurada, daquelas que parece que chupou limão, mas no entanto ela é um exemplo de superação, força, de bom humor, camaradagem… a tia é tudo de bom. Tia Dora teve poliomielite quando tinha 1,5 ano de idade e quase morreu se não fosse sua resistência ou persistência em viver. A Pólio deixou algumas sequelas e a mais marcante ficou na sua perna esquerda… ela é deficiente física desde esta idade onde a maioria das crianças estão começando a andar, ela parou o processo por ali. Apesar da deficiência, Tia Dora casou e teve  dois filhos de uma gestação normal.

Eu acredito muito no ditado que diz que “Deus nos coloca a carga que conseguimos levar/aguentar” e este ditado cai como uma luva para Dra Dora pois ela é tão energética, cheia de vida que nem consigo imaginá-la sem esta deficiência, ou no que daria se ela fosse totalmente normal. Ela fez do seu defeito, sua qualidade e segue linda pela vida, sem pena de si mesma e com muita garra.

Sempre muito ativa, mobilizando quem está ao seu redor e mesmo numa idade bem jovem chegou a ir  no programa do Sílvio Santos para arrecadar fundos para um aparelho para perna doente, onde ela pudesse se tornar mais móvel, alguns anos depois chegou a operar a perna para obter mais apoio e assim andar sem o aparelho. Sempre fez inúmeras Campanhas para ajudar algum familiar ou conhecido com dificuldade financeira. Arrecadando dinheiro e o transformando em Cestas básicas, etc…

O que mais me fascina nesta lutadora é sua capacidade de superação, apesar dos baques que a vida sempre dá, ela não perde o bom humor e é um exemplo de simpatia. Dora tem 76 anos e agora é que apronta… a última foi que ela caiu no banheiro e não falou para ninguém… aparentemente deve ter tido alguma luxação na musculatura mas não disse nada até duas semana depois da queda e quando foi abordada sobre o assunto, falou: “Só perco meu tempo nesses hospitais e não quis sair de casa”. Quero passar pros meus filhos essa vontade de viver dela, esta positividade, este alto astral.

Lembro que fui uma adolescente rebelde sem causa e meio que era fora dos padrões para as meninas da época e Tia Dora sempre me dizia que eu era igual a ela, mas acho que a tia é mais original que eu pois minha fase de adolescente passou, hoje sou uma adulta boring(enfadada) e a tia fica cada dia mais parecida com Dercy Gonçalves. Acredito que ambas somos Segundo Madona: A Rebel Heart(coração Rebelde).

Ela foi me apresentar para uma vizinha há uns dois anos atrás e disse: “Menina, vem conhecer minha sobrinha… ela é doida que nem eu, fala palavrão e manda tudo p PQP”, rs, rs, rs… se a tia soubesse que virei diplomata depois que passei a andar entre os portos desse mundão, que virei perita em linguagem corporal, aprendi que o olhar fala e recebe mais informações que qualquer língua falada ou mais que os outros sentidos, que a linguagem falada é só 18% da comunicação e que cada vez que você vai aprendendo mais uma língua, mais calada você fica(já vou aprendendo a minha sexta língua falada), ficamos mais calada pois vamos entendendo mais a mágica do encontro.

Obrigada, Tia Querida pela reflexão e saiba que meu coração fica cada dia mais agradecido por você ter passado por nossas vidas. O mundo precisa de mais pessoas originais como você, inesquecíveis, que deixa sua marca no Universo por onde passa. Ela NÃO passa despercebida por onde anda, TODO mundo conhece e se lembra dela… E quem disse que DRA Dora é fácil de engolir? Ela tem VÁRIOS bordões:

-“Eu sou Dora doida, Rica e Amostrada, minha filha!”.

-“Minha Raiva sai na urina!”

-“Mando peido pro Diabo”.

-“Muito Obrigada, Minha Filha!”

-“Eu sou Doralice velha, Meu Amor!”

Escrevam abaixo alguns outros bordões da tia nos comentários, quem quiser, para quem tiver algo a acrescentar. Bj, Tia… 💜

5 thoughts on “DRA. Dora

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.