A Natureza da Noruega

Noruega-Norway que traduzindo significa a estrada para o Norte é um dos lugares mais lindos que conheço… é tão exótico para mim hoje como foi há 16 anos atrás quando decidi vir morar por aqui.

Uma das coisas que mais me fascina na Noruega é a diversidade das estacões do ano, como o país simplesmente se divide ou tem quatro tipos de cenários diferentes com as as quatro estacões do ano e como conseguimos apreciar cada estacão com seu charme.

Eu sou de Recife, linha do equador, clima de paraíso, praias lindas, temperaturas variando entre 25-33 graus quase que o ano todo, mas o problema é que o Recifense não conhece os limites da força da natureza ou até mesmo vivenciar esse poder Divino que é mágico. Ninguém fala do clima, quando chove a turminha corre como o inimigo corre da cruz, sentir a força da queda d’água de uma cachoeira não é para os fracos.

Por estes lados de cá temos no verão o sol da meia noite onde a luz dos dias permanece por quase 24 horas, as noites ou a parte escura dela vão das 2 horas da madrugada até as 6 horas da manhã mais ou menos. Os dias são quentes mas as temperaturas não passam de 28-30 graus nos dias mais quentes.

O outono é chuvoso, com muitas nuvens cinzentas, com muito vento… as noites começam a ser mais longas… o clima pede uma boa sopa e atividades na frente de uma fogueira ou lareira. Existem atividades especificas para cada estacão.

O inverno tem muita neve(às vezes chega a metros), com temperaturas de -20 graus(negativos)… ótimo para esquiar, tomar um bom chocolate quente e viajar para as montanhas.

A primavera da Noruega é a época mais linda na minha opinião pois vem depois da Páscoa e de um período de três-quatro meses de muito frio, sem muito sol, onde as pessoas tem até uma tendência de  hibernarem mesmo feito uma grande maioria dos animais fazem. Os brotinhos das flores/plantas surgem majestosamente nesta época e é sempre tanta vida, os pássaros migram de volta dos países mais quentes, geralmente, Espanha, o sol nasce todos os dias… uma belezura.

Engraçado que eu na minha inocência pensava que só os ursos hibernavam antes de vir morar aqui, acredito que era isto que eu ouvia falar… ledo engano… as cobras e répteis no geral fazem isto, os esquilos estocam comida o ano inteiro para tirarem seu descanso merecido nesta época de friagem também e muitos outros.

A natureza da Noruega é peculiar, inclusive a foto deste blogue é num lugar daqui chamado: A Língua do Troll… aqui é um dos poucos lugares do mundo que tem Fjords(montanha de pedra que chega a 500-700 metros de queda reta. Existem praias com areia claras onde os Duddies podem surfar, para os que pensam que só tem neve por estes lados. Existem povos indígenas e cada região tem sua arquitetura diferenciada.

Aqui em Oslo(a capital do país) temos um museu chamado o museu do povo Norueguês que mostra todos os estilos de arquitetura de todas as regiões do país, as casas foram transportadas dos locais de origem onde podemos ter uma ideia das regiões e de suas tendências. No geral, as casas são feitas de madeira e costumam ter muitas cores para balancear com a cor da neve. Por exemplo, no sul é comum as casas serem brancas, típico de lugares praieiros. O museu tem vários projetos onde as pessoas podem vivenciar a idade média, as comidas desta época, as roupas, como eles viviam. Os visitantes podem morar lá por dias se tiverem interesse.

Ah, é preciso viajar para os polos do mundo para vivenciar a aurora boreal(foto de entrada)… tive o privilégio de ver em cima da minha casa há dois anos atrás… fenômeno raro pois é preciso temperaturas bem baixas para acontecer. Vai a foto:

Já moro aqui há 16 anos e sempre me emociona esta diversidade de gêneros da natureza… sentir o poder da força da natureza me cura, me fortalece, me inspira, me renova, me dignifica. Ver um esquilo na sua labuta, um viadinho passando sorrateiramente, um alce com sua majestosa postura, um passarinho solitário com seu canto angélico me alimenta e só vivencio isto pois observo esta diversidade. Obrigada mãe Gaia por me proporcionar isto… me dá uma ampla visão perceber os quatros elementos da natureza que carregamos dentro de nós e que está ao nosso redor como terra, água, fogo, ar… aqui isto é mesmo escancarado neste palácio do Universo de Deus. 

8 thoughts on “A Natureza da Noruega

  1. <3, adoooooro a Noruega, estou com saudades de ver os fjordes, paraíso na terra e meu lugar preferido até agora. Quando lá fui com umas amigas lhes disse, lugar como este nunca mais vou encontra, e foi mesmo verdade. Tocou me no coracao. Acabei morando na Suécia, mas o meu coração está também na Noruega 🙂

    Liked by 1 person

  2. A Noruega é um sonho Francielle, moro em Oslo há 16 anos e ela ainda me surpreende c o clima Viking(passional) q passa da neve p sol em minutos. Poderíamos nos encontrar p aqui se vieres p estes lados.
    Abraço
    MJ 💐

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.