Será que a Black Friday é tão Black assim?

Passei pelo centro de Oslo quando voltava para casa hoje e descobri que a Black Friday se torna “Black” dependendo de que perspectiva você olhar. Transitei pelas lojas, olhei o movimento, voltei para casa com as mãos vazias e com a cabeça cheia de perguntas. Vi pessoas enlouquecidas correndo atrás de 20%, 30% de desconto, mas será que estes descontos são verdadeiros? O que é ThanksGiving Day, Black Friday Day.. ? Vamos as reflexões:

-A Lua Cheia entra em Gêmeos hoje, 23 de novembro, ou seja… mais relacionamentos, nada de Black(preto), Certo?!

-Porque esta Sodoma e Gomorra(cidades Bíblicas que teriam sido destruídas por Deus por seres imorais)do Consumismo?

-Quem disse que você TEM que comprar algo com 20% de desconto, se você nem sabe se aquilo realmente está com esta percentagem de desconto.

-Porque a maioria das pessoas que vão comprar são mulheres?

-Porque eu tenho que comprar algo na Black Friday?

-Será que a turminha já ouviu falar em compras online?

-Porque o Black Friday vem depois do ThanksGiving Day?

O melhor de tudo foi ler uma propaganda de uma agência de seguros pedindo para as pessoas usarem seu dinheiro em seguro ao invés de Black Friday. Rs, rs, rs…

Na Noruega é super comum as pessoas trabalharem de casa um dia na semana e uma grande maioria das pessoas decidiram trabalhar de casa hoje… ninguém sabe o porque… 😎

Fui atrás e pesquisei o porque do ThanksGiving Day, Black Friday Day, das compras se espalhando pelo mundo, confiram…

O primeiro Thanksgiving Day(Dia de ação de Graça)feriado nos Estados Unidos foi comemora em Plymouth, Massachusetts pelos colonos que fundaram a vila, em 1620. No ano seguinte, depois de más colheitas e inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. O dia de Ação de Graças era comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento pelas boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida e atualmente é comemorado na última quinta-feira de novembro.

Há vestígios de que a denominação Black Friday surgiu no início dos anos 90 na Filadélfia quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966 por milhares de pessoas em torno do mundo, mas só se tornou popular em 1975, quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigos publicados em jornais que abordavam a loucura da cidade durante o evento. (Fonte: Wikepédia)

Quanto a maioria das pessoas serem mulheres nos dias de Black Friday, Well… nós mulheres temos uma tendência de sermos mais consumistas que os rapazes, tha’s all. 😦

O bom disto tudo é saber que tenho escolha e a minha é me colocar fora de tudo isto pois eu vim ao mundo para fazer algo maior que brigar com um grupo de doidas para ver quem pega a cueca mais barata.

2 thoughts on “Será que a Black Friday é tão Black assim?

  1. Reflexao muito interessante, Maria. Principalmente sobre qual a alienacao que esta cultura exarcebada do “agora ou nunca” (por descontos que como vc mesma pontuou nem sempre existem de fato) nos causa. Assusta ainda pensar que este consumo e desespero por consumir nem nos sao “enfiados goela abaixo”, sao tudo parte da cultura de massa que engolimos sozinhos acreditando precisar acumular para “ser”. Voltar aa origem do Thanksgiving deixa bem evidente que o mundo eh governado por corporacoes fruto do capitalismo selvagem ditado, por ninguem menos que os EUA.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.