O poder do Fluir

Segundo Heráclito de Éfeso, pensador criador do “tudo flui”, „Ninguém entra no mesmo rio uma segunda vez, pois quando isto acontece já não se é mais o mesmo. Assim como as águas que já serão outras.“

Heráclito, inserido no contexto pré-Socrático(pai da Filosofia), parte do princípio de que tudo é movimento, e que nada pode permanecer parado – πάντα ῥεῖ ou “tudo flui”, “tudo se move”, exceto o próprio movimento. Ele ainda considera que, nessa harmonia, os opostos coincidem da mesma forma que o princípio e o fim, em um círculo; ou a descida e a subida, em um caminho, pois o mesmo caminho é de descida e de subida. 
Tudo é considerado como um grande fluxo perene no qual nada permanece a mesma coisa pois tudo se transforma e está em contínua mutação. Por isso, Heráclito identifica a forma do Ser no Devir pelo qual todas as coisas são sujeitas ao tempo e à sua relativa transformação. A doutrina da unidade dos contrários é talvez o aspecto mais original do pensamento filosófico de Heráclito. 
Nada existiria se não existisse, ao mesmo tempo, o seu oposto. 
Nesta dualidade, que no fundo é harmonia entre os contrários, Heráclito viu que aquilo definia o logos, a lei universal da Natureza. 
Oposta à lógica aristotélica de não-contradição, Heráclito definiu um princípio que está em todas as coisas desde a sua origem: O FOGO. Para ele, “todas as coisas são uma troca do fogo, e o fogo, uma troca de todas as coisas, assim como o ouro é uma troca de todas as mercadorias e todas as mercadorias são uma troca do ouro”; ou seja, todas as coisas transformam-se em fogo, e o fogo transforma-se em todas as coisas.

Aprendi com o tempo que podemos ultrapassar as consequências da dualidade com a nossa experiência de vida. Deixando a vida num fluxo de movimento e cuidando do estresse se vai longe. A idade nos dar a segurança e os amigos que precisamos para deixar as coisas fluírem. Rs… Não é preciso saber de Filosofia, Psicologia, Anatomia Humana para observar o comportamento das pessoas. É bom ter registrado no cerebelo(inconsciente) que, se você não produz algo, não coloca a vida fluindo, a vida empaca, Right?! Lembra da famosa regrinha da física que diz que uma ação provoca uma reação, um fluxo? Nós somos os observadores de nossas próprias vidas e já nos ajudamos muito se tivermos consciência dos nossos pontos fracos. Nossos defeitos são nossas qualidades, lembram?

Conheço uma família que muda de endereço a cada 4 anos por causa de trabalho e observo que eles tem uma maneira peculiar de viver já que este tipo de rotina tem seus prós e seus contras. Eles vivem como se fossem rebanho pois sabem que muitas pessoas não querem fazer contato com eles pois daqui há um pequeno espaço de tempo eles se mudarão de endereço e eventualmente perderão o contato. Está é a forma que eles acharam para se defender. Apesar dos desafios, da mudança total de rotina de tempos em tempos, das diferentes línguas e costumes… observo que as crianças(este casal tem 3 filhos)são bem refletidas e tem um sentido de união incrível, uns cuidam dos outros e se isto é bom ou ruim, só o tempo vai dizer. Da minha parte, eles terão uma amiga para a vida toda e sei também que existem muitas maneiras de manter o contato… Skype, WhatsApp, E-mail, Facetime, Fortnite(rs,rs), you name it! Eu também deixei meu habitat natural há 16 anos atrás, mas o que é legal nesta atitude de mudar, de fazer algo diferente que muita gente não faz, é que eles têm infinitas formas de aprendizado em cada lugar por onde passam.

Experiencie o poder do deixar FLUIR… Não esquente com nada, tome suas próprias conclusões, seja diferente dos outros, ninguém neste mundo pode falar por você ou pelos seus sentimentos. Procure fazer coisas diferentes do que é de costume, isto nos abre muito os Horizontes. O meu horizonte antigamente era o da praia de Boa Viagem em Recife, nada contra, inclusive BV(Boa viagem para os íntimos)tem uma linha de horizonte linda, já que Recife é 2 metros abaixo do nível do mar em algumas partes da cidade… isto não é mito, veja no Wikipédia… MAS eu cresci e já rodei por aí e hoje vejo a coisa de vários ângulos e é esta a diferença.

Leia ou assista coisas que geralmente você não veria, não assistiria. Meus filhos acham coisas super legais pelo Youtube e eu adoro ver com eles. Venho observando nas redes sociais uma tendência de colocarem o vídeo, o artigo mais popular ou os mais visualizados e isto deixa uma margem para sairmos da bolha ou da zona de conforto do que acreditamos ser bom para gente. Ver coisas novas, coisas interessantes que geralmente eu não correria atrás. Good Point!-)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.