Razão, Emoção e Consciência

O Segredo da nossa Existência consiste em estar no nosso Centro de Gravidade, no nosso Eu Superior… O GRANDE desafio da maioria das pessoas é estar neste Centro de gravidade, nesta Consciência, neste EU Superior. No texto de hoje eu vou tentar descrever os nossos três centros de energias mais importantes do nosso corpo, vou tentar dar uma ideia de como podemos nos centrar em nós mesmos e claro, colocarei uma estória para adocicar as palavras.

Nós temos três centros de forças no nosso corpo, onde nossas ações são formuladas e são eles:

1- A mente, que é responsável pela razão. Ela é o nosso Centro mais superficial, porque é simplesmente Analítica e de fácil Compreensão.

2-O Coração, que é responsável por nossas Emoções. Ele é  o Centro mais complexo pois as emoções não são de fácil acesso, difícil de identificá-las e é lá onde estão todos os seus valores.

3-O nosso Centro de gravidade, nosso EU superior, responsável por nossa Consciência. Este é único e exclusivamente SEU, ninguém terá uma Consciência igual a sua… é lá que encontramos a nossa Serenidade, nosso Silêncio, nossas Bençãos, nosso Centro de Gravidade.

A Razão é Masculina, a Emoção é Feminina e a Consciência é Divina(Superior a tudo isto). Poderemos dizer que o Homem, costuma usar o seu Centro Analítico(a mente) com mais frequência no seu dia-à-dia que a Mulher, onde costuma usar seu Centro Emotivo(o Coração), considerando algumas exceções à parte. O que quero dizer é que ambos poderiam usar o seu potencial Criativo com muito mais eficiência se eles tivessem uma combinação ou equilíbrio entre Razão(Mente)-Emoção(Coração)através da Sua verdadeira Consciência, ou através de um terceiro Centro.

Onde se localiza este terceiro Centro? A resposta é: ABAIXO DO UMBIGO, no chamado chakra Sacral, no Dantian(para os Chineses), na parte de baixo da barriga. Através da meditação você poderá acessar este Centro…  aprendi com a prática do Taichi a ficar no meu Centro de gravidade mas existem muitas outras técnicas diferentes que levam ao mesmo resultado como: Yoga, Pilates, Ballet, Ginásticas variadas, você escolhe o que te dá mais prazer… enfim, tudo que foca nesta área… é claro, ser feliz, viver em Paz, estar rodeado(a)de pessoas que te querem bem, que seu trabalho seja sua área de lazer, etc…

Vou contar a História de Josefina… Ela tinha 16 anos quando engravidou e se tornou mãe solteira ao mesmo entre a década de  1950-60, numa cidade de interior, onde isto não era tão comum como hoje em dia. Josefina sofreu muito com isto, foi impedida de ir a escola para não dar mal exemplo para as outras garotas e as duras penas começou a criar seu pequeno filho. Dois anos mais tarde Josefina ficou muito doente, seus rins estavam praticamente sem funcionar, ela tinha Leucemia, mas naquela época não existia Hemodialise ou as drogas facilitadoras que existem hoje e sua sentença foi de morte.

Os médicos se prepararam  para a retirada de um dos rins mas não deram muita esperança para aquela jovem mãe. Um dia antes da cirurgia, Josefina recebeu a visita de uma freira que ouviu a História da vida de Josefina e depois lhe perguntou com muito cuidado o que Josefina faria se acordasse saudável e se os médicos, mesmo sem entender, mandasse-a para casa por não precisar operá-la, por ela estar totalmente curada… Josefina, apesar de dizer que aquilo seria praticamente impossível, começou a contar várias coisas, que queria ter saúde para acompanhar o filho, a levá-lo na escola, que adoraria ficar mais com os pais, que gostaria de se especializar em algo para ajudar as pessoas e assim fez um modelo da vida ideal que ela queria para ela. A freira lhe ouviu atentamente e falou para Josefina que nossas emoções e nossos pensamentos são de uma certa forma nossa programação para o futuro, que com a gravidez e o sofrimento prematuro, ela simplesmente havia envenenado seu organismo com seus pensamentos-emoções. Ela pediu para Josefina se agarrar ao que ela julgava de mais precioso e verdadeiro, que se isto fosse transformador, ela iria conseguir sair daquela situação. Seis meses depois Josefina estava curada da Leucemia e os médicos não sabiam como.

Como estão suas emoções, seus Pensamentos?! Você está feliz com sua vida? Do que você se alimenta? Quais são os estímulos que você coloca no seu Cérebro? Sua carreira profissional está satisfatória? Boa Reflexão e tenha a vida que te faz feliz HOJE.

P.S.: O nome da personagem da História foi trocado, esta História é baseada em fatos reais, onde conta a História de uma Terapeuta e Coach Americana de quase 80 anos de idade que foi uma das primeiras motivadoras do nosso tempo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.