Nós somos Únicos – a Consciência é Única e a Mente é Dual

Esta estória diz respeito à Mente e ao “Estado de Ser”.  A Consciência é única mas a Mente é Dual.

Estória Zen: O Ganso

Um pequeno ganso é posto dentro de uma garrafa, alimentado e nutrido. O ganso vai se tornando cada vez maior, e enche a garrafa toda. Agora ele está demasiadamente grande; não pode mais sair pelo gargalo da garrafa – o gargalo é demasiadamente pequeno.

E o problema é feito, como fazer para tirar o ganso sem destruir a garrafa, ou sem matar o ganso.

Ora, a cabeça fica perplexa.

O que se pode fazer? O ganso é muito grande – não se pode tirá-lo, a menos que se quebre a garrafa, mas isso não é permitido. Ou pode-se tirá-lo, matando-o – e então você não se importa se ele sai vivo ou morto – tampouco isso é permitido.

Entra dia, sai dia, o discípulo medita, não descobre nenhum meio. Pensa desse e daquele modo… – mas na verdade, não há meio. Cansado, completamente exausto, repentinamente ele descobre que o mestre não pode estar interessado na garrafa, nem no ganso – eles deveriam representar algo mais. A garrafa é a mente, você é o ganso…e, com o testemunhar, é possível. Sem estar dentro da mente, você pode tornar-se tão identificado com ela, que você começa a se sentir como se você estivesse dentro dela!

Ele corre até o mestre para dizer que o ganso esta fora. E o mestre diz: “Você compreendeu. Agora mantenha-o fora. Ele jamais esteve lá dentro.”

Se você continua batalhando com o ganso e a garrafa, não há meio de resolver. É a percepção de que: “Isso deve significar uma outra coisa; caso contrário, o mestre não poderia dar isso para mim…E o que isso pode ser?” – porque toda função entre mestre e discípulo, o negócio todo, é sobre mente e a consciência.

A consciência é o ganso, que não está na garrafa da mente. Mas vocês ficam acreditando que o ganso está na garrafa e ficam perguntando a todo mundo como tirá-lo. E há idiotas que vão ajudá-los com técnicas para tirá-lo fora. Eu chamo essa gente de idiotas, porque eles não compreenderam a coisa, absolutamente.

O ganso está fora, jamais esteve dentro, sendo assim, a questão de tirá-lo não existe.

A mente é simplesmente um processo de pensamento passando na sua frente, sobre a tela do cérebro. Você é um observador. Mas você começa a ficar identificado com as coisas bonitas – estas são as tentações. E uma vez que você é apanhado pelas coisas bonitas, você também é apanhado pelas coisas horrorosas, porque a mente não pode existir sem a dualidade.

A consciência não pode existir com dualidade, e a mente não pode existir sem a dualidade. A consciência é não-dual, mas a mente é dual.

Assim, simplesmente observe. Recue um pouco e observe. Crie uma distância entre você e a sua mente.

Quer seja bom, lindo, delicioso, algo que você gostaria de desfrutar bem de perto, que seja feio – permaneça tão distante quanto possível. Olha para aquilo exatamente do jeito que você olha um filme. Quando você tiver esta percepção você vai ver que somos livres para realizarmos o que queremos.

Com o que você se identifica? A Identificação é a Chave de sua Miséria pois assim você perde a chance de ser original, perde a chance de se auto-afirmar.

Toda energia negativa precisa de mais energia para se suportar, te deixando assim cada vez mais negativo e para baixo… ao contrário da energia positiva que vai lhe dar mais energia, que vai te levar mais para cima. Com o que você se alimenta espiritualmente/energeticamente? Requer coragem querer se esvaziar e saber com o que você vai se preencher novamente. Ser um Mártir, viver de passado, viver de posses não vai te ajudar nada na tua estrada.

Sorrir mesmo sem ter motivo provoca várias sensações no organismo que pode mudar nosso humor naquele dia… então… que possamos sorrir mais neste Natal e virada de 2018/19. Smile, People… e Feliz Natal.🎁

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.