Eu Sei Porque os Pássaros engaiolados Cantam – Ciúme

O que é o Amor? Abrindo para discussão, diria que o Amor é o Pólo oposto do ódio. Mas o que é o Ciúme? O Ciúme é um dos Pólos negativos do Amor, é um dos produtos da Instituição Matrimônio e está mal interpretado há Séculos. Há quem diga que é um distúrbio, deixando assim para a Medicina remediar.

O Ciúme está relacionado a Raiva. Como andam seus sentimentos de sobrevivência como: Raiva, medo, agressão…? O Ciúme pode rolar pela falta da entrega de uma das partes, pela insegurança do outro que está tentando… As pessoas têm uma tendência a acreditarem que demostrando ciúme estarão fazendo uma demonstração de Amor e a realidade é totalmente contrária. Transmute tudo isto em Paz e Amor(se for possível).

Para mim, o ciúme é o reflexo do medo de perder, de morrer, de Amar, de se dar… medo, medo, medo… pois se nos damos 100% ao outro hoje, sem pensar no amanhã, não teremos tempo de colocar o “SE” na relação, e SE esta não der certo, nós tivemos a experiência de ter nossa melhor relação EVER(DE TODOS OS TEMPOS).

Os Grandes Artistas se tornaram Grandes pois eles se entregam 100% aos seus trabalhos atuais e quando aquele projeto acaba, ou as cortinas se fecham, eles se vão para outros palcos. A Arte imita a vida e assim que deveríamos ser, inteiros, Claros, sem arrependimentos, pois quando pudermos olhar para trás, veremos que marcamos nossa estrada com Belas coisas, pessoas, lugares… é isto que nós levamos conosco, nossas experiências. O Amor é uma Arte e ninguém irá lhe ensinar esta Arte, você terá que aprendê-la sozinho(a).

Existem vários tipos de Ciúmes, achei estas 6 descrições no site: Ciúmes.com e muitos deles estão relacionados a repressão. Aqui vão os mais comuns, mas existem VÁRIOS:

  1. Ciúme Saudável: É o mais comum, sabe quando entra uma pessoa linda e o seu acampanante dá uma olhada discreta e aquilo fere seu coração mas você finge que não foi nada?
  2. Ciúmes Birrento: É um nível acima do Ciúme Saudável e é quando você transforma as olhadas que o Crush dá em outras(os)em motivos de brigas desnecessárias.
  3. Ciúmes Muleta: Consequência do Ciúme Birrento. Que é fazer com que o parceiro se sinta culpado.
  4. Ciúmes sexuais: Este tipo de ciúme tem na sua base o conhecimento ou a suspeição de que o seu parceiro(a) já teve, fantasiou ter ou deseja ter relações sexuais com uma terceira pessoa.
  5. Ciúmes emocionais: Neste caso, a pessoa ciumenta sente-se ameaçada pelo envolvimento ou ligação emocional e/ou amor do seu companheiro(a) por uma terceira pessoa, que tanto pode ser uma amiga ou amigo, um familiar ou colega de trabalho.
  6. Ciúmes obsessivos: Quando ao sentimento de ciúme se junta a obsessão em saber todos os passos que o seu parceiro(a) dá sem si, os ciúmes numa relação atingem um nível mais perigoso e pouco saudável. A obsessão com a pessoa amada e o medo de a perder pode não só levar aos ciúmes possessivos e a um controle excessivo sobre essa pessoa, como pode conduzir a agressões verbais e físicas. BE AWEARE(FIQUE ATENTO/A).

Liberdade, Cuidado e Prazer deveriam ser o Lema das pessoas corajosas que decidirem entrar para o time do Amor Verdadeiro. Só existem duas maneiras de se comunicar com a pessoa Amada, de acordo com as máscaras que queremos colocar, e elas são através da Verdade e da Mentira. Escolha qual a que você quer viver…

O meu primeiro contato com este Ser humano incrível que foi Maya Angelou foi a frase: “Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que você disse e o que você fez, mas nunca esquecerão como você as fez sentir.” Esta mulher Afro-Americana e forte me ensinou muitas coisas com sua obra… deixo uma parte de um dos seus legendários poemas para reflexão.

Maya Angelou(04.1928-05.2014) foi atriz, cantora, dançarina, escritora e Poetisa numa época onde USA não tinha muita tolerância com os menos favorecidos.  É um exemplo de superação e transformou Trauma em Arte.

Eu sei porque os Pássaros engaiolados Cantam(1969)

Um pássaro livre se deixa levar pelo
Vento e pelo fluxo das correntes do ar
Até a correnteza acabar, deixando
Os raios alaranjados do sol penetrar na sua asa
E se atreve a reivindicar o céu.

Mas um PÁSSARO engaiolado que espreita pela brecha estreita de sua gaiola
Pode raramente ver através de suas barras de raiva
Suas asas estão cortadas e seus pés estão amarrados
Então ele abre a garganta para cantar.

O PÁSSARO engaiolado canta com um trinado terrível
De coisas desconhecidas mas desejadas por ainda
E sua música é ouvida na colina distante
O canto do PÁSSARO engaiolado é um canto de liberdade.

O pássaro livre pensa em outra brisa
E os ventos alísios
As árvores suspirantes
E os vermes gordos esperando em um amanhecer brilhante
Gramado e ele nomeia o céu como seu.

Mas um PÁSSARO engaiolado paira sob o túmulo de sonhos,
Sua sombra berra em um grito de pesadelo,
Suas asas estão cortadas e os seus pés atados,
Então ele abre a sua garganta para cantar.

O PÁSSARO engaiolado canta
Com um gorjeio de medo
De coisas desconhecidas
Mas anseia por ainda que
Sua música seja ouvida
Na colina distante
O PÁSSARO engaiolado
Canta a liberdade.(o pássaro Solto é a liberdade). 🤩







Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.