Maria de Fátima e os Girassóis de Vicent Van Gogh

A Flor favorita da minha irmã caçula é o Girassol desde sua infância … e foi o Holandês Vicent Van Gogh que a fez relembrar deste tipo de flor quando minha irmã Fafá ainda fazia Universidade de Museologia na UFBA, há uns 10 anos atrás. O Girassol, além da Tinta Amarela, eram os favoritos de Vicent. Falo Vicent e não Van Gogh(como ele é conhecido)pois me sinto íntima deste grande gênio da Arte Moderna, temos muitas coisas em comum e me vejo em muitas coisas que ele viu ou vivenciou.

Uma das coisas em comum entre Vicent e Eu, é que ele  tinha um relacionamento único com seu irmão, assim como eu tenho um relacionamento único com minha irmã Caçula. Vicent escrevia uma carta diariamente para seu irmão nos últimos 7 anos de sua vida e eu me comunico com a mana quase que diariamente há 16 anos. Falávamos de ICQ(para quem se lembra), Orkut, Messenger, Skype, WhatsApp à antiga Carta Postal, onde trocamos correspondências por anos.

Temos uma relação muito próxima pois fui praticamente a Mãe/Cuidadora dessa frágil garotinha nascida de 7 meses de gestação e que tem uma força dos Titãs. Posso dizer que tenho 3 filhos pois cuidei bastante deste pingo de gente que aparentava ter 2 anos de idade, quando na verdade já tinha entre 5-6 anos. Minha mãe precisava trabalhar e só fiz o que minhas irmãs mais velhas fizeram por mim, o que minha mãe fez pelos meus Tios, o que minha Avó fez pelos nossos tios-avós… cuidei, cuidei e cuidei… este cuidado criou um elo entre nós onde se arrastou pela vida toda e onde a distância de 10.000 Km nunca conseguiu separar. Nossas irmãs mais velhas(Aurélia e Auricleide)que tinham a responsabilidade maior, carregavam a casa na cabeça, enquanto nós tínhamos nossas obrigações mas levávamos tudo na valsa e a vida era uma brincadeira.

Crescemos juntas, inseparáveis e são tantas estórias… sempre nos acompanhamos, na alegria e na tristeza… As caminhadas na Lagoa onde levamos uma carreira de um homem desequilibrado uma vez, os carnavais em Olinda onde fomos paradas por um “psicólogo” que pensava que era dela o litro de vinho que ela carregava na mochila(it was mine- Aquilo era meu), ela tinha uns 16 anos de idade mais aparentava ter uns 11 anos(lembra que ela aparentava ser desnutrida para a idade?), as idas ao mercado de Afogados, as idas a Padaria para comprar Pão, sempre de braços dados… foi ela que me deu força para entrar em contato com meu marido… sem contar que ela é madrinha do meu filho mais velho, fui uma dos 200 padrinhos do casamento dela. Éramos e somos cúmplices, daquelas de colocar o dedinho com o dedinho. 😎

A Maga, como sempre, tão madura… ela que era minha mãe pois sempre tive uma tendência a irresponsabilidade quando era mais jovem, tudo era tão sério, tão duro, tão chato, que eu conseguia sair dos trilhos facilmente. Esta sempre foi ótima, ótima, ótima, em tudo… ótima Filha, irmã, esposa, estudante(está no segundo curso Universitário), funcionária, tudo que ela faz, faz com excelência.

Levamos conosco as pessoas únicas que encontramos no nosso caminho e digo que, Maria de Fátima e Vicent Van gogh me ensinaram a transformar escuridão, confusão, desequilíbrio, o feio, o chato, o inaceitável, no meu melhor, na minha alegria de viver… são as pessoas especiais e as experiências boas que no meio do caos, do furacão que a vida dá, te transforma, te faz sobreviver.

Deixo o link da Wikipedia com maiores informações do nosso Gênio e gostaria de dizer que Vicent aprendeu a pintar numa idade de 28 anos, morreu com 37 e sempre teve problemas mentais sérios(algo comum na minha família também). O irmão de Vicent morreu uns meses depois de sua morte… Vicent costumava dizer que existia dois corações e um cérebro entre ele e o irmão, eu digo que existe muita cumplicidade, algo telepático, coisa de almas gêmeas, entre eu e minha irmã querida.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_van_Gogh

Deixo o link do Trailer do filme: Loving, Vicent(Com Amor, Vicent), este filme conta com detalhes a vida incrível deste talentoso ser, divido com você também a música do Youtube e a tradução da trilha sonora na voz de Lianna La Havas(só podia ter raízes nas Américas-Jamaica)… Pois definitivamente este filme tocou profundamente minha alma.

https://youtu.be/3tslxWf9t5w

https://youtu.be/vp5qJlr4go0?list=RDvp5qJlr4go0

Starry, Starry, Night – Noite Estrelada
Noite noite estrelada, pinte sua paleta azul e cinza

Olhe ao redor em um dia de verão com olhos que conhecem a escuridão em minha alma

Sombras nas colinas, rabisque as árvores e os narcisos

Pegue a brisa e os ventos frios de inverno, nas cores das plantações enevadas de algodão

Agora eu entendo o que você tentou dizer para mim

Quanto você sofreu por sua sanidade, quanto você tentou libertá-los

Eles não escutariam, eles não sabiam como, talvez eles ouçam agora

Noite noite estrelada, flores flamejantes que brilham

Nuvens rodopiando em um nevoeiro roxo refletidas nos olhos azuis porcelana de Vincent

Cores mudando de tom, campos matinais de grãos ambáricos

Rostos marcados pela dor são suavizados pela mão amorosa do artista

Refrão:

Porque eles não podiam te amar, mas seu amor ainda era verdadeiro

E quando não havia mais esperança, naquela noite noite estrelada

Você tirou sua vida como os amantes geralmente fazem,

Mas eu poderia ter te dito, Vincent

Esse mundo nunca foi feito para alguém tão bonito quanto você

Noite noite estrelada, retratados pendurados em corredores vazios

Sem molduras em paredes sem nome com olhos que vêem o mundo e não se esquecem

Como os estranhos que você conheceu, o homem encardido em roupas encardidas

O espinho prateado da rosa sangrenta, deita-se esmagado e quebrado sobre a neve virgem

Agora eu acho que eu sei o que você tentou me dizer

Quanto você sofreu por sua sanidade, quanto você tentou libertá-los

Eles não ouviriam eles ainda não estão ouvindo

Talvez eles jamais irão. 

2 thoughts on “Maria de Fátima e os Girassóis de Vicent Van Gogh

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.