Intelectual, Emocional ou Ativo(Sinestésico), qual o seu tipo?

Nossa personalidade é dividida em três grupos e cada grupo tem suas subdivisões. Para saber qual grupo é o seu, você precisa saber que tipo de personalidade você tem e depois se desenvolver dentro daquilo que é característica sua. Já falamos do tipo intelectual, do emotivo e do tipo: Ativo em outros Posts. Neste post eu gostaria de falar de como descobrimos o nosso tipo, quais são os seus extremos e falarei da intensão de se obter um equilíbrio com os outros tipos. Vamos a eles…

1- Tipo Intelectual: O tipo intelectual daria sua vida pelo conhecimento. Se o tipo intelectual se desenvolve numa linha correta, ele pode chegar a iluminação. Porém os extremos do intelecto pode nos levar a loucura. A Meditação é perfeita para as pessoas mentais pois elas conseguem entrar em estado meditativo ou controlar seus pensamentos muito facilmente. Se você é que nem São Tomé, só acredita vendo, lendo… este é o seu tipo.

2- Tipo Emotivo: O tipo emotivo tem como seu centro o Coração e os Sentimentos. Estes entregam sua vida nas mãos de um ser maior que eles, pode ser Deus, Energia Universal, Divindade, Criaçãose o emocional dessas pessoas estiver bem desenvolvido, eles podem alcançar o Amor Divino, que é um tipo de Iluminação também. A pessoa emocional controla seus sentimentos num piscar de olhos, mas da mesma forma, o excesso de sentimentos negativos podem levar a perversão. Se você gosta da entrega da dança, das artes, da música, da Reza, das atividades artísticas, da religião, gosta de abordagens, você é o tipo Emotivo.

3- Tipo Ativo ou Sinestésico: O tipo Ativo é um tipo Criativo, ele precisa criar para se auto-afirmar, vive de ações, de agir. Um tipo Ativo bem desenvolvido nos leva a Criatividade Suprema(contato com a essência Criativa Divina, outro tipo de iluminação), da mesma forma que a Criação sem sentido pode ser destrutiva. Este tipo peculiar consegue relaxar muito facilmente. Se você é o famoso “Learning by doing”(aprende na prática/fazendo), você é o tipo Ativo ou Sinestésico. O tantra é para as pessoas ativas, que precisam de ação para poder entrar em contato com seu Ser, que são movidas pelo corpo.

Se você estiver na dúvida se é Emotivo ou Sinestésico e não sabe qual é o seu tipo, saiba que você não está sozinho(a). Qual a diferença entre o Emotivo e o Sinestésico?

A resposta é que o Emotivo delega sua força para a Divindade. O sinestésico acredita na força dele mesmo.

Existe um exercício de 21 dias para saber qual é o seu tipo dominante, se você ainda está na dúvida… Este exercício consiste em anotar as situações do seu cotidiano durante estes 21 dias, caracterizando-as como Mental, Emotiva ou Sinestésica e o tipo que mais se sobressair, será seu tipo.

Nós temos os três tipos dentro de nós mas tem um que sempre se sobressai. As coisas ficam BEM mais fáceis se sabemos que tipo é o nosso. Não se preocupe se você achar que é um tipo dominante e depois descobrir que é outro, pois o erro vai te mostrar quem você é realmente. 

Detalhe: As crianças serão SEMPRE do tipo: Ativo(Sinestésico), este teste e estas reflexões servirá para o adulto que esteja tentando achar suas respostas, no mais, foco na sua evolução… 😎

Não existe um tipo que seja melhor que o outro ou que se sobressaia, todos somos diferentes e na verdade, para nos fazer completo, precisaremos ter Harmonia com os três tipos… o melhor começo, ou o começo mais fácil, seria o que te caracteriza mais e assim, você terá o mapa para alcançar os outros dois tipos, que todos nós temos dentro de nós por natureza.

Boa sorte e deixo aqui um conto Zen do Educacaoliteratura.com:

Conta um conto zen, que “estava um homem sentado no alto de um monte enquanto três outros, lá embaixo, discutiam o que estaria ele fazendo lá em cima. O primeiro disse:

– Acho que ele perdeu  algum animal, e está procurando-o.  

– Não creio, – falou o segundo – se ele estivesse procurando algum animal, ele não estaria parado, estaria em movimento. O mais certo é que ele esteja esperando um amigo.

– Também não – apostou o terceiro – se ele estivesse esperando um amigo ele estaria olhando de um lado para o outro, com ar de quem procura. Na minha opinião ele deve estar meditando. 

Os três subiram ao alto do monte para indagar ao homem:

– O senhor está procurando algum animal? – perguntou o primeiro.

– Não. – respondeu o homem – eu não tenho nenhum animal, e por isso não poderia estar procurando  animal algum.

– Já sei – disse o segundo – está esperando algum amigo, não é?

–  Não. Não tenho amigos e nem inimigos – retrucou o homem.

–  Não disse? – interveio o terceiro – você está meditando, não está?

–  Não. – falou o homem.

–  O que está o senhor fazendo, então? – indagaram os três.

–  Nada. – respondeu o homem”.

Moral da estória, nós nos vemos nas outras pessoas. 🤩 Deu para você identificar os três tipos de personalidades por este conto simples?

Nota do Autor: Atualizo este Blogue à cada 2-3 dias, se você gostou, inscreva seu e-mail logo abaixo e assim, você receberá nossas atualizações em Primeira mão. MJ 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.