Criatividade, o aroma da Liberdade Pessoal

A Criatividade é uma das coisas mais valiosas que temos na vida. Você sabia que a criatividade é uma atividade estimulada por nós? Que algumas pessoas realmente nascem mais criativas que outras mas, a grande verdade é que qualquer pessoa pode ser criativa. Para libertar a criatividade é preciso ter apenas os estímulos corretos. Se você quiser ser um criador, você precisa se livrar das suas programações. Para criar, você precisa ser livre, ou se não, você será apenas mais uma cópia. A sociedade é mecânica e para criar você não pode ser mecânico.

Ao contrário do que muita gente pensa, criar não é um processo caótico, é muito racional. Ser criativo é pensar fora da caixa, ou seja, pensar de forma diferente. É ser original, não seguindo as normas pré-estabelecidas e não replicar o que já foi feito milhares de vezes.

Acredita-se que o potencial criativo humano tenha início na infância. Quando as crianças têm suas iniciativas criativas elogiadas e incentivadas pelos pais, tendem a ser adultos ousados, propensos a agir de forma inovadora. O inverso também parece ser verdadeiro. Portanto, para aumentar a criatividade você precisa aprender a dosar o uso do seu lado emocional, de deixar os pensamentos livres e usar as emoções para criar. A criatividade é exercitada quando saímos da nossa zona de conforto. Tente sair da sua rotina, se inscreva em alguma aula nova, pinte, leia outros livros, até mesmo pratique um esporte. Cada situação diferente em que você se coloca, sua criatividade é instigada a pensar na melhor maneira para resolver o novo cenário.

O homem nascerá novamente no dia que ele começar a se auto-afirmar na sociedade, não como um rebelde sem causa, mas com liberdade de expressão responsável. Pessoas doentes são destrutivas e pessoas saudáveis são criativas.

Consciência, Empatia e Criatividade pode ser a tríade da perfeição do homem.

1- A consciência está relacionada com o Ser e para alcançar o seu ápice, você precisa ser tão Meditativo quanto Budha, ou acessar sua área do Ser com atenção, com observação.

2- A Empatia está relacionada com o Sentir e para alcançar o seu ápice você precisa ser tão Amoroso quanto Deus, Jesus, Gandhi, Madre Tereza…  se resume a estética, a beleza, o Amor…

3- A Criatividade está relacionada com o fazer/realizar e para alcançar o seu ápice, você precisará ser tão criativo quanto os grandes mestres, como: Michelangelo, Da Vinci e suas diversas áreas da música, poesia, pintura, fotografia, arquitetura, Conhecimento, Tecnologia… 

Se não sabe por onde começar, simplesmente faça algo que você sinta prazer, tire uma fotografia interessante por dia, escreva um paragrafo inspirador, tente uma dança nova… Para Criar você precisa silenciar sua mente. A Criação em si é dividida em duas partes: O Processo Criativo e a Ação do processo. Primeiro a Ideia, depois a execução.

Let’s do it… simplesmente, comece Com pequenos passos e depois você se tornará um co-criador assumido(todos nós somos co-criadores, só precisamos descobrir)… faça algo interessante que no final, sua criatividade toma forma.

Deixo aqui o Conto Zen da Xícara de Chá:

Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio lhe inquirir sobre Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas. Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda. O professor, vendo o excesso se derramando, não pode mais se conter e disse: “Está muito cheio. Não cabe mais chá!” “Como esta xícara,” Nan-in disse, “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara?” (Que possamos nos esvaziar para o processo Criativo acontecer). 😎

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.