Massagem de Ego

Ego, a partir da interpretação filosófica, significa o “eu de cada um”, ou seja, o que caracteriza a personalidade de cada indivíduo.
De acordo com a teoria psicanalítica, o ego faz parte da tríade do modelo psíquico, formado pelo ego, superego e Id. O ego é considerado o “defensor da personalidade”, serve como um mecanismo de “defesa”.
Superego é um “conselheiro” para o Ego. Se desenvolve a partir da interação do indivíduo com a realidade e representa os valores morais e culturais que são assimilados pela pessoa.
Id é o instinto nato do indivíduo, ou seja, os desejos, vontades e pulsões primitivas das pessoas, e que são filtrados pelo Ego e Superego. (retirado do site: significados.com).

Nós fomos programados para sermos reconhecidos pelos nossos esforços e a necessidade de reconhecimento pode ser algo que te aprisione. Perdemos nossa capacidade Criativa quando desenvolvemos esta necessidade de reconhecimento.

As pessoas confundem reconhecimento com aceitação, pois naturalmente o homem tem uma necessidade de aceitação dentro de um grupo, na sociedade, país, escola, trabalho,etc. O reconhecimento só faz sentido quando você odeia o que faz, pois assim você receberá a comprovação que seu trabalho não é tão ruim assim. São poucas as pessoas que NÃO tem necessidade de reconhecimento, de títulos ou de prêmios pelas suas obras. A maioria de nós não entende que para sermos felizes é preciso fazer o que Amamos e não o que dá mais retorno financeiro, por exemplo… não temos necessidade de reconhecimento quando conhecemos nossa individualidade, quando vivemos em harmonia conosco, etc.

Quanto mais valioso e de qualidade for seu trabalho para sociedade, mais bem reconhecido você será, mais massageado será seu ego… de contrapartida, se seu trabalho for genial, pode ter certeza que você não vai ser respeitado em vida, mas daqui uns 200-300 anos farão uma estatua sua pois a sociedade tem uma tendência a amadurecer seus ideais para o que é novo ou revolucionário.

O reconhecimento do nosso trabalho vindo das pessoas nos satisfaz o ego, esta massagem de Ego nos deixa viciados e aprisionados numa aceitação que ultrapassa os limites do bom senso, vira uma dependência. A solução para isto seria ter em mente que o que seu mundo interior dita é diferente do mundo exterior e o mais sensato seria ouvir as suas necessidades e desejos.

Os Japoneses, por exemplo, são especialistas em massagem de Ego, é uma sociedade bem efetiva e isto chega a ser quase uma robotização, mas será este o futuro da especie humana?! Eu acredito que não… Talvez esta seja uma forma das pessoas se sentirem Amadas, respeitadas, premiadas.

Você precisa se observar, ser você mesmo, respeitar seus limites e ter muito Amor próprio pois o mundo está aí cheio de tentações para aprisionar teu Ego.

Evite Estímulos ao Ego – Cesar Romão

Nosso vizinho mais perigoso mora dentro de nós, habita nosso jeito de ser e nos tira muitas coisas importantes nos momentos que mais precisamos delas; é um predador de oportunidades. Cresce mais que nosso bom senso; infla nosso frágil coração; coloca nosso cérebro numa falsa supremacia e nos atribui um valor que não conquistamos ainda, deixando o mundo pequeno diante da grandiosidade equivocada de um par de olhos embriagados pela sensação supremacia.

Vencer o ego é o maior desafio humano já imposto pela vida. Antes de progredir na vida é necessário regredir no ego. Entre os sábios de nossa história sempre foi matéria prioritária em razão do estrago que pode causar na vida das pessoas quando elas atuam com procedimentos que estimulam o ego. Ao fazerem isto, afastam-se da realidade e constroem castelos na areia acreditando que o mar nunca vai subir até ali, isto é subestimar demais o mar, mas o ego tem esta característica, ele subestima as coisas de mais profundidade e valores da existência.

Toda pessoa tem e precisa entender a dosagem de ego que aplica em sua vida, ele adora uma massagem, responde com uma sensação de bem estar, porém nem sempre devemos preferir os que nos adulam. Talvez seja melhor preferir os que nos criticam com honestidade e respeito e nos ajudam a encontrar o caminho, do que sorrir para aqueles que nos paparicam nos afastando do caminho. Quando nos dizem que estamos certos nem sempre nos dizem a verdade e nem sempre estamos realmente certos.

Eis a sombra que escurece nossa lucidez e nos afasta da compreensão de nosso destino, está por perto nos momentos que estamos na luz de nossas realizações, assim como uma sombra, precisa de luz para se manifestar. Não acredite em seu ego, ele vive na escuridão e quer sua companhia. 😎

One thought on “Massagem de Ego

  1. Oi Mary. Acabei de ter uma aula de psicologia. Em relação à massagem do ego.
    Conteúdo muito bom. ‘ O ego vive na escuridão e quer a sua companhia’. Beleza.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.