Seja um Sonhador

Pensamos para poder agir mas para os pensamentos poderem existir, nós precisamos de vários fatores e um deles é a imaginação, o Sonho. O que era uma ideia(um Sonho)ontem, pode se tornar a sua realidade de hoje e provavelmente, o que você tem em mente hoje, se tornará sua realidade amanhã(seu futuro). O que você cultiva na sua mente hoje?

Se você tem capacidade de sonhar, você tem capacidade de Criar, pois toda pessoa Criativa é Utópica, sonhadora, cheia de idéias. Os estudiosos dizem que existem dois tipos de criação, a Divina(Visionária) e a ordinária. Trocando em miúdos, se você coloca seu Coração na sua criação(ideias), você já é um criador Divino(visionário).

Temos também que ter o cuidado de separar sonhos(ideias) como utopia que refletem nossos desejos, vontades, qualidades para um futuro próspero/próximo e o sonho sonhado à noite, que muitas das vezes só refletem ou descarregaram o que vivenciamos durante o dia. Raramente estes sonhos querem dizer algo mais profundo. Os grandes mestres, por exemplo, não tem o costume de sonhar à noite pois eles vivem tão plenamente o aqui e agora, estão tão centrados no seu verdadeiro ser que o sistema deles não tem esta necessidade de cano de escape. Estudei um mestre Zen que sonhava entre um-duas vezes ao ano e geralmente os sonhos eram visionários, inspiradores ou até mesmo missionários.

Tudo Flui se tivermos nossa Harmonia interior e se estamos Harmônicos, poderemos entrar em harmonia com outras coisas, pessoas harmônicas e assim viver em paz. Também não é bom vivermos só no mundo dos pensamentos(no mental), pois assim temos a tendência de nos separar do Todo… lembrem-se: Mente, coração e corpo devem estar em Harmonia para vivermos em Paz. Vivemos em paz quando achamos o nosso silêncio interior que só cabe a cada um saber onde estar. Somos Únicos mas estamos todos conectados. Isto não é uma Utopia, isto é a realidade.

O que é realização pessoal para você? Li uma vez que se você tiver uma música ou uma dança(que for realmente sua) no fundo do seu coração que só quer sair e ser cantada/dançada, mesmo sem você saber que ela está lá esperando para sair e quando ela sai, isto se chama realização pessoal… escute seu coração, Sonhe, Sonhe, Sonhe…

Precisamos nos religar com nosso ser interior … Religião vem do latim religare, religar, se reconectar a si mesmo e ao que está ao seu redor… Na minha visão, nos religamos com o todo quando conseguimos nos conectar com novos valores desprendidos de raça, Crenças, códigos sociais, visão politica, Status social, etc. Temos necessidade de sermos mais Civilizados, mais Aculturados e mais Religiosos… se isto é um sonho, uma Utopia, precisamos fazer este sonho se transformar em realidade.

Trechos da Tese: Em Defesa da Utopia de Lyman Tower Sargent |Universidade de St. Louis, Missouri, EUA (Via Panorâmica – 2008)


Utopia foi um país imaginário, criação de Thomas Morus, escritor inglês (1480-1535), onde um governo, organizado da melhor maneira, proporciona ótimas condições de vida a um povo equilibrado e feliz.
É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”. Defendi que as visões utópicas são absolutamente essenciais, este é o resumo da minha tese:

1. A esperança-desejo de uma vida melhor na vida terrena é um aspecto central da experiência humana.

2. Esta esperança-desejo tem sido muitas vezes distorcida pela ideologia e pela religião.

3. Esta esperança-desejo tem sido muitas vezes manipulada para servir os interesses económicos e políticos dos mais poderosos.

4. Quando esta esperança-desejo é distorcida ou manipulada pode tornar-se perigosa.

5. Este perigo surge normalmente porque a esperança-desejo é subvertida de forma a que uma vida melhor se destine a uns poucos eleitos ou grupo in, criando assim um grupo out, um Outro, que pode ser negligenciado, magoado, ou até mesmo morto para atingir os objectivos. Tais grupos incluem, por exemplo, membros de outras religiões, povos indígenas, diferentes grupos étnicos e ideologias diversas. Os limites do Outro têm sido frequentemente modificados de modo a incluir alguns membros que faziam anteriormente parte do grupo in.

6. Apesar desta realidade, a esperança-desejo de uma vida melhor é o único meio de que dispomos para ultrapassarmos esta distorção manipulação.

Existe um exemplo particularmente significativo que importa referir, um padrão que encontramos recorrentemente nas Américas:

1. As colônias produzem utopias para os colonizadores.

2. As colônias produzem distopias para os colonizados.
O termo é de origem grega, formado por “dys” que significa “mau, ruim” e pelo radical “topos” que significa “lugar”. O contrário da Utopia.

3. Os colonizados estão agora a usar com sucesso a visão da sua própria eutopia como reação à situação distópica para que foram empurrados. Disso são exemplo o Canadá e a Nova Zelândia, mas, na verdade, todo o movimento dos direitos indígenas se baseia em visões utópicas.

A maior parte das utopias visam melhorar a humanidade, não através da repressão mas da optimização e, desde que não tenhamos como finalidade a perfeição nem eliminemos a possibilidade de mudança, tais utopias podem fazer frente às distopias que proliferam no presente. Hoje precisamos de utopias e precisamos dos que optam por tentar viver a vida de uma forma mais positiva em comunidade.

Nota do Autor: Atualizo este Blogue à cada 2-3 dias, se você gostou, inscreva seu e-mail abaixo em Follow Blog Via E-mail(Siga o Blogue via e-mail)assim, você receberá nossas atualizações em Primeira mão. MJ 

2 thoughts on “Seja um Sonhador

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.