O Sal da Terra

Existem duas maneiras de se fazer mudança na sociedade e elas são através da revolução(coletivo) ou através da rebeldia(individuo). É quase impossível modificar a sociedade do dia para noite mas se a mudança for interna, através do individuo, o mundo poderia se tornar um lugar melhor e mais justo… pois nós somos o sal da Terra e a Luz do mundo(Mateus 5:13-14). Precisamos de mais rebeldes e de novos ideais.

Todo verbo nos dá uma ideia de ação e revolucionar não é diferente, pois revolucionar significa mudar o coletivo, mudar a sociedade através de um ideal que geralmente vem de um individuo… a revolução pode ocorrer no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, que é instituída pelas forças políticas e sociais vencedoras… acontece no coletivo de um povo. Já rebeldia acontece individualmente, o rebelde é um adjetivo para qualificar alguém que acredita que possui uma autoridade legítima. Esta palavra precisa ser revista e até aceita como algo positivo pois é através de novos ideais ou de um individuo com novos hábitos que as mudanças ocorrem devagar mais sólidas.

Existe uma grande diferença entre um revolucionário e um rebelde. O revolucionário precisa mobilizar uma sociedade para que seus ideais virem realidade, a revolução é fora dele. Já a mudança do rebelde é interna, quase como um fenômeno espiritual. O ideal do rebelde é mudar a ele mesmo para que a mudança afete os outros e consequentemente atinja a sociedade. A sociedade é um nome coletivo bem mais difícil de se mudar.

O individuo tem sua identidade, a possibilidade de evoluir, de mudar-se, de transforma-se e a mudança de um individuo pode mudar a consciência de uma sociedade… o contrário só nos fornece novos modelos sociais como feudalismo, capitalismo, comunismo, socialismo, fascismo… a revolução Francesa, Russa, da China, fracassaram nas mãos dos seus próprios criadores porque quando estes assumiram o poder, eles foram obrigados a abandonarem seus ideais pois é quase impossível mudar uma sociedade do dia para noite, mas a nós mesmos, somos capazes de nos mudar diariamente. Todos estes modelos revolucionários caíram pois a sociedade sempre evolui através de novos modelos. Muitos dizem que Buda, Jesus, Zaratustra foram rebeldes nas suas épocas, os ideais deles não tiveram sucesso também mas seus fracassos aconteceram porque as sociedades de suas épocas não estavam preparadas para seus novos ideais. O povo e seus governantes não os deram uma change.

A revolução pertence ao mundo e é importante se fazerem novos paradigmas, novos sistemas para o coletivo evoluir e a mesma pertence a uma esfera mundana. Já o rebelde está numa esfera individual, quase sagrada. A consciência humana precisa crescer e a mudança precisa acontecer individualmente, pois se 10 pessoas elevassem suas consciências no mundo a cada ano, em 10 anos este numero seria de 100 pessoas e imaginem quantas outras pessoas seriam afetadas neste período.

A sociedade no geral anda doente, com raiva, violenta, competitiva, com sede de poder. Foi necessário crucificarem Jesus, envenenar Sócrates, para o povo se sentir menos inferior. Qual a sociedade que você gostaria de deixar para seus filhos e netos? Com olhos abertos, conscientes de nosso futuro, com mais Amor no coração, nos tornaríamos mais fortes e conseguiríamos seguir em paz, fazendo um mundo melhor por onde passássemos.

A Rebelião individual seria a desconexão com o velho, o recomeço. Reforma combina com mudança, com uma nova forma, com uma renovação… a revolução precisa ser individual, os resultados seriam mais profundos. O revolucionário tenta mudar o velho, o rebelde simplesmente muda o velho.

Precisamos de mais rebeldes para que o mundo se torne um lugar melhor e para que a rebeldia não precise ser premiada com quebra-quebra mas Amando seu semelhante como a si mesmo. Esta rebelião seria bem mais efetiva, mas certeira. 🥴

Compartilho com você a musica: O Sal da terra de Beto Guedes e o link do YouTube. Esta música nos dá uma ideia linda de uma rebelião individual e coletiva.
https://youtu.be/xOxfDePcnLM

Anda, quero te dizer nenhum segredo
Falo desse chão, da nossa casa
Vem que tá na hora de arrumar

Tempo, quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo prá banir
Do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver

A paz na Terra, amor, o pé na terra
A paz na Terra, amor, o sal da terra

Terra, és o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave, nossa irmã

Canta, leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com teus frutos
Tu que és do homem a maçã

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois

Deixa nascer o amor
Deixa fluir o amor
Deixa crescer o amor
Deixa viver o amor
O sal da terra

Nota do Autor: Atualizo este Blogue à cada 2-3 dias, se você gostou, inscreva seu e-mail abaixo em Follow Blog Via E-mail(Siga o Blogue via e-mail)assim, você receberá nossas atualizações em Primeira mão. MJ 

One thought on “O Sal da Terra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.