Segredo para se viver 100 anos

Sol, Descanso, Água, Frutas e Cores… isto é tudo o que precisamos para nos manter saudáveis e ter vida longa. Você provavelmente já ouviu falar sobre a ilha de Okinawa, no Japão. O lugar ficou conhecido por ter a maior população de pessoas acima dos 100 anos no mundo inteiro. Mas não é apenas o segredo da longevidade que seus habitantes guardam: Eles também podem nos ensinar a arte da felicidade. E aqui estão os 10 segredos para se manter até os 100 anos de idade, retirado do site: hypeness.com.br.

1. Manter-se ativo:
Mesmo após a aposentadoria, os idosos de Okinawa continuavam ativos, muitas vezes trabalhando ou dedicando-se a um hobby.

2. Vá com calma:
Se estressar só faz mal à saúde. Por isso, os moradores de Okinawa sabem que um dos segredos da vida é justamente fazer cada coisa no seu tempo. Dormir bem, manter o ambiente ao seu redor em ordem e praticar meditação são algumas das práticas comuns para desacelerar.

3. Coma menos:
Com uma dieta rica em tofu(queijo a base de feijão branco), batata-doce, peixe e vegetais, os centenários têm ainda outro hábito em comum: eles evitam comer até estarem cheios. Segundo o livro, eles geralmente param de comer quando sentem que estão 80% satisfeitos, fazendo com que o corpo acelere a oxidação celular para uma digestão prolongada.

4. Amigos:
Em Okinawa, é comum que as pessoas formem laços fortes dentro de sua comunidade, como se fossem uma verdadeira família. 

5. Contato com a natureza:
A maioria dos moradores da ilha possui uma horta ou mesmo uma pequena plantação de mangas ou chás. 

6. Sorrir:
Os centenários pesquisados pelos autores tinham um coisa em comum: eles costumavam passar os dias sorrindo, mostrando sempre uma atitude positiva perante à vida.

7. Exercícios:
Em Okinawa, as pessoas evitam o sedentarismo e, com isso, acabam afastando também diversas doenças relacionadas à falta de atividades físicas.

8. Gratidão:
Na região de Okinawa, as pessoas dedicam um tempo de seus dias a agradecer o momento presente, buscando eliminar as emoções negativas e se focar apenas no que há de bom.

9. Viver o agora:
Ao invés de viver a vida sem refletir, os anciãos japoneses buscam focar-se justamente no agora, buscando a consciência plena de cada momento.

10. Resiliência:
Todos precisamos aprender a lidar com as dificuldades e dar a volta por cima, recuperando o sentido da vida. É sobre isso que trata a resiliência, uma atitude que nos permite focar no que é realmente importante para nós.

O povo de Okinawa tem segredos milenares, mantidos por milhares de anos e repassados de geração em geração… A dieta das sete cores, por exemplo, é um desses “segredinhos”:

A dieta das cores pede que você distribua as cores dos alimentos de acordo com as cores do arco-íris e que a primeira cor seja distribuída no dia que você nasceu… por exemplo: Se você nasceu numa segunda-feira, pede-se para só comer alimentos de cores vermelhas ou marrons, e assim distribuírem o resto das cores do arco-íris a cada dia… cor laranja, amarela, verde, azul, índigo e finalmente a cor roxa ou branca.
Muitas pessoas acham mais seguro tentar comer as sete cores em um dia, nas porcões diárias e outras arriscam em dividir as cores por dia mais garantindo o consumo máximo de cores durante a semana. Lembrem-se que é preciso consultar um médico ou especialista das cores antes de mudar sua dieta radicalmente.

Alimentos de cor Vermelha: Como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho contêm licopeno que atuam como antioxidante, neutralizando os radicais livres e protegendo o coração. Também são fontes de vitamina C. Cor Marrom: Benefícios: Ricos em fibras, os alimentos de cor marrom regulam o funcionamento do intestino, prevenindo problemas que vão desde a prisão de ventre até o câncer. Também equilibram a flora intestinal e ajudam a controlar o colesterol e o diabetes. As sementes oleaginosas, incluídas neste grupo, são excelentes fontes do mineral selênio e de vitamina E. Elas têm efeito antioxidante, vasodilatador, anticoagulante e contra a fadiga.

Alimentos de cor Laranja: São alimentos ricos em vitamina C, antioxidante fundamental para a proteção das células. Ajudam a manter a saúde do coração, da visão e do sistema imunológico. São eles; abóbora, batata baroa, caju, carambola, caqui, cenoura, damasco, gengibre, mamão, manga, etc.

Alimentos de cor Amarela ou alaranjada: Contém carotenoides presentes nos alimentos como o mamão, melão, cenoura, manga, laranja, damasco, pêssego e abóbora que tem atividade antioxidante e anticancerígena. Também possuem vitaminas A e C, que ajudam a manter o sistema nervoso saudável, protegem o coração e a visão.

Alimentos de cor Verde: Rico em cálcio, fósforo e ferro. Os alimentos verdes promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam a fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelho do sangue, além de fortalecer ossos e dentes. São eles o abacate, abobrinha verde, alface, brócolis, coentro, couve, chuchu, pepino, repolho, vagem, etc.

Alimentos na cor Roxa ou preta: Benefícios: Alimentos pretos ou roxos são ricos em antocianina, pigmento ligado à presença de vitamina B1, vitamina essencial para a transformação dos carboidratos e outros nutrientes em energia. A falta de vitamina B1 pode levar à perda de apetite e até anorexia.
Onde encontrar: alcachofra, ameixa, amora, berinjela, feijão-preto, figo, jabuticaba, uva e repolho roxo. Tais como uva roxa, ameixa, framboesa, beterraba, berinjela e repolho roxo possuem atividade antioxidante, retardando o envelhecimento. Também protegem o coração e previnem alguns tipos de câncer.

Alimentos na cor Azul-Índigo: Alimentos com essa cor possuem niacina (vitamina do complexo B), minerais, potássio e também vitamina C. Auxiliam a saúde da pele, nervos, rins e aparelho digestivo e retardam o envelhecimento. Grande parte dos alimentos deste grupo possuem ainda um poderoso antioxidante que previne doenças cardíacas. São eles o almeirão roxo, alcachofra, amora, ameixa preta, azeitona preta, beterraba, cebola roxa, etc.

Alimentos na cor Branca: Como a couve-flor, batata, arroz, nabo, repolho, cebola e a banana constituem fonte de cálcio e potássio e são imprescindíveis para a formação e manutenção dos ossos e funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Os habitantes de Okinawa garantem que a água traz consigo todas as cores, o arco-íris prova isto quando chove e reflete a luz do sol atravessando a água da chuva.

Outro segredinho revelado pelo de povo de Okinawa é que só existe uma doença no mundo e o nome dela é CAOS… que é através do caos que ficamos doentes… eles explicam que temos 13 regiões e orifícios distribuídos no nosso organismo onde podemos adquirir toxinas e doenças, são eles: Os dois olhos, os dois ouvidos, as duas narinas, a boca, os dois mamilos, o umbigo, o anus, a pele, e o terceiro olho, eles acreditam que o terceiro olho é a principal fonte para o Caos pois é lá que estão nossos pensamentos e a nossa imaginação.

O Caos pode adoecer você pois o estresse, as toxinas ou a ondas (vibração) que lhe irritam vão para suas moléculas e depois para as células… ao nível das células será distribuído para todo o organismo. Retire o CAOS da sua vida e você tirará o veneno que te mata. Nossa pele excreta até 1,5 L por dia e ter essa excreção elimina muitas toxinas do nosso organismo… pense no que você coloca na sua mente pois pensamentos se tornam em ação e ação em realidade.

No mais, corra de Açúcar, sal, gordura saturada e tudo que tiver muita química e dê boas vindas as frutas, verduras, grãos, massagens, atividades físicas com muito alongamento, Amar, abracar, viver bem e em PAZ.

3 thoughts on “Segredo para se viver 100 anos

  1. muito bom mesmo 😉
    Obrigada por partilhar!Cuidar de nós é o primeiro passo para viver uma vida com mais qualidade, para depois partilhar amor com o proximo.<3

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.