Aprendendo a ficar calada

Está frase me causou impacto: “Conselho é umas das poucas coisas no mundo que é dada de graça e se fosse bom, deveria ser vendido”

Esta reflexão me lembrou as instruções dos comissários de bordo demostrando o que a tripulação precisa fazer caso haja uma aterrizagem de emergência… as instruções são claras e pede para colocarmos a saída de oxigênio no nosso rosto primeiramente para depois ajudarmos quem estiver a nossa volta e por fim, abraçarmos nossas pernas para nos fazermos menores para o impacto. Existe um grande ensinamento nestas instruções pois você não poderá ajudar seu próximo se você não tiver oxigênio e o engraçado é que isto é demonstrado na prática pelos comissários pois é exemplificando que aprendemos.

Ajudar o próximo só com teoria não é uma boa ajuda pois seria preciso estar passando pela situação dele(a) para saber qual seria a melhor solução. Se colocar como um expectador, até mesmo quando somos nós a vítima, nos dar uma perspectiva mais ampla da situação e isto, cada um precisa fazer sozinho(a).
Lembra do ditado: “O inferno está cheio de boas intenções”? Pois é, você precisa do conhecimento através das experiências para ir mais longe.

A arte do Calar está sendo o grande desafio da minha vida ultimamente, deixar o curso natural das coisas tomarem seu rumo é coisa para mestre Zen budista... seguirei dando o melhor de mim.. segundo os mestres: “Qualquer que seja a mudança que você quiser na sua vida ou no mundo, você terá que passar pelo teste de fogo da sua filosofia de vida através do seu exemplo, pela sua prática”. Só através dos nossos exemplos é que religião, silêncio, Amor, meditação e outros, poderão ser assimilados pelos outros… Inicie a dança da sua vida hoje e isto contagiará seu semelhante pois estes serão seus exemplos de religião, silêncio, Amor, meditação, etc, seu exemplo contagiará o próximo.

Conto Zen: Um problema possui beleza – retirado do site: osconselheiros.com

Certa vez um velho e sábio mestre estava prestes a morrer, pois estava muito doente e para decidir quem seria seu sucessor, ele convocou os discípulos e disse:

– O primeiro que resolver o problema que eu apresentarei assumirá meu lugar.

Então, numa mesa que estava no centro da sala, ele colocou um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza. E disse apenas:

– Aqui está o problema!

Todos ficaram a olhar para a cena: o vaso belíssimo, de valor inestimável, com a maravilhosa flor ao centro! O que representaria? O que fazer? Qual o enigma? De repente, um dos discípulos sacou sua espada, olhou para o mestre, dirigiu-se para o centro da sala e com apenas um único golpe destruiu tudo.

– Você é o novo mestre! – disse o velho sábio.


Moral da história:

Geralmente os problemas nos fazem esquecer de quem somos e o que realmente queremos fazer da nossa vida, e isso nos influencia quando precisamos agir corretamente.

Não importa que o problema seja algo lindíssimo. Se é um problema, precisa ser eliminado.
Acabe com ele de uma vez, ou continue se lamentando.

O que é realmente bom lhe faz bem! 😉

Nota do Autor: Atualizo este Blogue à cada 2-3 dias, se você gostou, inscreva seu e-mail abaixo em Follow Blog Via E-mail(Siga o Blogue via e-mail)assim, você receberá nossas atualizações em Primeira mão. MJ 

4 thoughts on “Aprendendo a ficar calada

  1. Sobre “Aprendendo a ficar calada”: tenho a impressão que falta dialética no texto. Cuidar de si, cuidar do outro. Ficar calada pode significar reflexão. E muitas vezes, é pura covardia. Depende do momento. Dialética.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.