Ser Feliz é sua única opção

O que é que lhe dar paz, brilho nos olhos, te faz sorrir, te dar borboletas na barriga, te faz brilhar? O que te faz feliz, relaxado, satisfeito? Se você não sabe ou estar na dúvida, comece pelo que não te deixa feliz, relaxado, satisfeito… Sabendo o que não nos deixa satisfeitos, fica mais fácil saber o que nos faz bem. Na verdade, nossas escolhas erradas nos deixam infelizes, miseráveis, como zumbis… e nós nos permitimos ser assim, viver assim, seguir como uma alma penada.

O ser humano é o resultado de suas escolhas e o processo filosófico e psicológico devem andar de mãos dadas… mas o que são estes processos? Simples, o processo filosófico é a teoria e o psicológico é a prática. A humanidade estaria na idade da pedra se o ser pensante não levantasse suas teorias, as colocassem em prática e repasse para as próximas gerações aprimora-las.

O ser humano é um sujeito vivo, uma Gestalt, uma totalidade de relações interdependentes na qual nenhuma parte pode ser isolada enquanto o processo vivo.

Existem três principais grupos de métodos filosóficos:

Primeiro método experimental-calculativo que se refere às coisas como completamente objetivas, sem nenhum elemento de subjetividade nas mesmas – o método das ciências matemáticas, aplicável na medida em que as relações quantitativas e calculáveis alcançam.

Segundo método intuitivo-descritivo que se refere às coisas na medida em que elas têm subjetividade, individualidade, espontaneidade – o método da chamada história natural, assim como da história do ser humano.

Terceiro método é o da “compreensão responsável” que se refere à subjetividade como tal, às normas, valores, criações e ao sentido da vida pessoal. A natureza humana deve então ser abordada por estes três métodos. (Retirado do site: Pepsic.org).

Existem 8 processos Psicológicos básicos onde podemos ter uma ideia do nosso desenvolvimento, são eles:

1. Percepção: Dentro dos processos psicológicos básicos, a percepção é a encarregada de que tenhamos uma “imagem” da realidade que nos rodeia.

2. Aprendizagem: Aqui temos o processo pelo qual modificamos e adquirimos conhecimentos, habilidades, experiências, comportamentos, etc.

3. Linguagem: O ser humano é um ser social, por isso a linguagem é o processo que nos fornece a capacidade de nos comunicarmos com os outros. 

4. Pensamento: Aqui estamos diante de um processo muito complexo que na psicologia é definido como o responsável por transformar a informação para organizá-la e lhe dar sentido. O estudo do pensamento começou com a lógica aristotélica, mas esta não se mostrou eficaz para sua análise, porque o ser humano não raciocinava com a lógica.

5. Atenção: A atenção é o processo encarregado de concentrar nossos recursos em uma série de estímulos e ignorar o restante.

6. Memória: O processo psicológico básico da memória nos permite codificar a informação para armazená-la e depois recuperá-la. 

7. Motivação: Entre os processos psicológicos básicos, a motivação é a responsável por fornecer ao corpo recursos para realizar o comportamento. É o processo responsável por ativar o corpo e colocá-lo no estado ideal.

8. Emoção: As emoções são reações aos estímulos externos que nos permitem guiar nosso comportamento e agir rapidamente em resposta às demandas do nosso ambiente. As emoções têm um componente triplo: (a) somático, seriam as mudanças fisiológicas que provocam a emoção, (b) comportamentais, aqui entraria o aspecto de comportamento que desencadeia a emoção e (c) sentimento, seria a experiência da emoção subjetiva do indivíduo. A função da emoção é conseguir dirigir o nosso comportamento de forma rápida e eficiente. (retirado do site: amenteemaravilhosa.com.br)

Desde o nosso nascimento, a maneira de mostrar nossas necessidades, nossas insatisfações é chorando e assim obtemos a atenção que merecemos, quanto mais atenção, mais ego… sabendo disto, sejamos práticos e vamos separando o joio do trigo… deixemos o drama de lado e avaliemos nossa vida, nossa situação como um analista.

Almas livres precisam do mundo para respirar, priorizar a Felicidade é necessidade básica, deveria ser a revolução que a sociedade está precisando. Vivemos de escolha e toda manhã temos a possibilidade de mudar nossa vida, o que nos pega pelo pé são as obrigações mas a partir de hoje tente transformar estas obrigações em tarefas conscientes, que elas deixarão de ser chatas e passara a ser exercício de paciência até que você as mude. Boa sorte!

Deixo a musica “LOUCO” de Ney Matogrosso:

One thought on “Ser Feliz é sua única opção

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.