Anjos na terra

Hoje estou aqui para falar dos profissionais da área de saúde, os quais tenho tido contato direto nos últimos dois meses. Dante de Alighieri afirmava que o céu e o inferno está aqui entre nós na terra e se ele estiver certo, os profissionais da área de saúde são os nossos anjos aqui na terra em forma de gente. (Confere minha aventura com a vasculite num post anterior). E se Dante estiver errado, estes profissionais irão para o céu diretinho, sem nem precisar falar com São Pedro.

Fiquei transitando entre o lado de lá e o lado de cá nas três semanas de UTI e posso dizer que vivemos numa realidade própria, os medicamentos de tarja preta nos deixa meio bolados. Tive contato mais próximo com alguns desses profissionais, pois a tagarelice, a falta de gente ao meu redor me tomou e confesso, que o excesso de medicina me tirou da casinha… expulsei meu marido do quarto uma vez por pura exaustão, na outra estava zen e tudo era fantástico(meu companheiro me disse que falei fantástico umas trocentas vezes)… mas confesso que com outros profissionais da saúde a relação foi só médico-paciente mesmo, pois deve ser muito exaustivo esses plantões, etc. People are People(pessoas são pessoas).

Venho sendo acompanhada de perto por estes profissionais que doam suas vidas pela profissão que decidiram seguir, pelo seu trabalho… A rotina de um hospital precisa ser bem rígida e os especialistas são tão rotinados que me senti ressuscitada quando saí da UTI, eles sabem o que fazem e fazem com precisão.

Observei também que muitos deles abnegaram de ter uma família, filhos e adotaram seus pacientes como os mesmos… fui super bem tratada por uma enfermeira que fez parte de projetos na Africa, Índia, Afeganistão(Tipo: médico sem fronteiras)… que jeito tinha aquela mulher tratando seus pacientes, ela fez da profissão seu grande Amor… eu dividia o quarto com outra(s) pessoas e observava que não era só comigo.

Se puder levar três grandes lições disso tudo diria que aprendi que para ter uma vida completa precisamos fazer o que nos dar prazer, o que nos completa. Confesso que a rotina de um hospital é PUNK e que a maioria destes profissionais devem AMAR o que fazem pois não deve ser nada fácil lhe dar com pessoas doentes, morte, ressurreição… também posso lhes dizer como uma segunda reflexão é que preciso dar valor ao que tenho e não ao que me falta, ou, se ainda tiver uma terceira lição, posso dizer que viver o “Aqui e o Agora” foi outra delas. A vida acontece no aqui e agora, People, não se esqueçam.

Deveria existir uma matéria na escola onde os alunos pudessem experimentar várias profissões diferentes para finalmente decidirem, desde pequenos, que tipo de profissional eles serão no futuro. O que cria toda miséria da humanidade é fazer coisas que vão de encontro as suas próprias naturezas, ao curso normal das coisas para cada um.

Escrevi uma carta de agradecimento com meu bom norueguês e afirmei que estes profissionais fazem a diferença na sociedade, recebi tanta visita deles para se despedir que nem pensei que receberia tanta atenção… foram três semanas em contato direto e o dia da minha partida do hospital foi um capítulo triste e feliz na minha vida pois tive que dizer adeus aqueles ANGELS.

Que possamos nos levar menos a sério e rir mais da nossas falhas. A vida deveria ser 99% de bençãos e 1% de sofrimento, não o contrário… então, comece decidindo o que realmente te faz feliz na vida e se joga.

Deixo um poema do Basho:

Observando um sapo que pulava de um lado para o outro.

Observei que ele fazia um pequeno barulho e depois tudo era silêncio.

Todos nós somos barulho em um grande silêncio(o Universo).

Entre nós e o Universo é a mesma coisa, não existe muita diferença. Somos barulho e silêncio.

One thought on “Anjos na terra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.