O Sal da Terra e a Terra que Salva

Cheguei Brasil e já fui passando uma semana em Salvador-Bahia (SSA para os íntimos) com minha irmã que está gravidinha de sete semanas e que mora na “Salvadô Baêa” há 12 anos… Terra de Jorge Amado, do Sorvete da Ribeira, de gente do bem que nem a irmã Dulce(que foi canonizada este ano, diga-se de passagem), do banho de axé(reza com folhas de arruda na frente da igreja do Bonfim, e que se escreve assim mesmo)… do Salvador Bus(sightseeing) e das praias paradisíacas.

De nome Salvador, fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos (em português arcaico) sempre me recebe de braços abertos… esta foi a terceira vez que passei por lá e já saí com saudade lembrando da sua culinária espetacular, seus temperos peculiares e seu povo maravilhoso.

Confira 20 interessantes curiosidades sobre a Bahia:

1. A Bahia é o estado com a maior porcentagem de negros do Brasil, é o estado onde mais nascem crianças negras.

2. As 10 maiores cidades da Bahia são: Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Jequié, Lauro de Freitas, Barreiras, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

3. Com quase três milhões de habitantes, Salvador, a capital baiana, é a terceira cidade mais populosa do Brasil. É também a oitava mais populosa da América Latina.

4. O primeiro lugar onde os colonizadores portugueses aportaram no Brasil foi na atual região de Porto Seguro.

5. Fundada em 1549 por colonizadores portugueses, Salvador é uma das 10 cidades mais antigas do Brasil.

6. Salvador foi a capital do Brasil até 1763.

7. Um dos poucos castelos que ainda restam na América pode ser visto na Bahia. Batizado de Castelo Garcia D’Ávila, é possível visitar suas ruínas na praia do Forte, em Mata de São João.

8. Bahia é o estado com maior número de grupos ciganos do país.

9. A primeira escola de medicina do Brasil foi fundada em Salvador.

10. O carnaval baiano existe desde o século XVIII.

11. “Axé” é uma expressão comum no Estado, com origem no candomblé. Ela está ligada à força sagrada de cada orixá. Por isso, não é incomum a expressão ser usada em contextos que remetem desejo de força e de poder.

12. Além de comemorarem a Independência do Brasil em 7 de setembro, os baianos comemoram a Independência da Bahia em 2 de julho.

13. O ponto mais elevado do estado é o Pico do Barbado, com 2.033 metros, na Serra dos Barbados.

14. A Bahia é o estado brasileiro com maior litoral.

15. As cores da bandeira baiana são inspiradas nas da bandeira dos Estados Unidos. O triângulo é um símbolo maçônico.

16. A Bahia foi eleita como um dos 10 melhores destinos para se visitar em 2018, junto de lugares como as Ilhas Eólias, na Itália, e o Alasca, nos Estados Unidos. A seleção foi feita pelo famoso guia de viagens Lonely Planet.

17. O dendê, uma especiaria típica da culinária da região, se trata de um óleo, extraído do fruto da palmeira.

18. A Bahia é terra de grandes homens de letras. Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro e Castros Alves são apenas alguns dos escritores que nasceram no Estado.

19. E o que dizer da influência da Bahia na música brasileira? Estrelas como Caetano Veloso, Moraes Moreira, João Gilberto, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Betânia são apenas alguns bons exemplos de baianos ilustres.

20. O Estados é um relevante produtor de cacau brasileiro. Cerca de 90% de toda produção nacional está concentrada em terras baianas. Isso contribui para que o Brasil seja considerado o 4º do mundo na produção do fruto. (Retirado do site: segredosdomundo.com).

Cheguei em Recife, Povo e estou saboreando tudo bem devagar… até a próxima pois minha cidade natal merece um episódio só seu. Tchau, Tchau… 🙏🏾

Somos o Sal da Terra:

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:13-16).

One thought on “O Sal da Terra e a Terra que Salva

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.