Cultura Popular

A Musicalidade e o futebol está para o nosso povo, assim como a Torre Eiffel está para Paris... Mas o que é Genuinamente Brasileiro? Quais são os ritmos que nos representam? Quais ritmos possamos dizer que são nossos? Quais nos orgulhamos de ter e de fazer parte?

A cultura popular representa um conjunto de saberes determinados pela interação dos indivíduos. Ela reúne elementos e tradições culturais que estão associados à linguagem popular e oral.

Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros.

O folclore, utilizado como sinônimo da cultura popular, é composto por um conjunto de lendas e mitos transmitidos entre gerações e representam a herança cultural e social de um povo.

Vale observar que o termo cultura é muito amplo e reúne comportamentos, símbolos e práticas sociais. Trata-se, portanto, de um conjunto de fatores que compõem uma sociedade, como por exemplo, saberes, crenças, costumes e tradições de determinado povo.

Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

A cultura popular brasileira reúne um conjunto de lendas, mitos e tradições do país, que estão calcados na história e na miscigenação de culturas, das quais se destacam: a portuguesa, a africana e a indígena.

Destacamos na Literatura Popular Brasileira:

Literatura de Cordel: Manifestação Cultural literária tradicional, especialmente no interior Nordestino. É caracterizado por pequenos livros com capas Xilografadas, pendurados em barbantes ou cordas.

Adivinhas: Perguntas que começam com “O que é, o que é…? e que geralmente têm respostas engraçadas.

Provérbios e Ditados: Frases curtas cujo principal objetivo social é aconselhar e advertir. Ex.: A César o que é de César, a Deus o que é de Deus.

Parlendas: Rimas infantis que divertem e trabalham a memorização e a fixação de alguns conceitos. Ex.: Um, dois, feijão com arroz…

Lendas do Folclore Brasileiro: Conjunto de estórias e contos narrados pelo povo e transmitidos de geração em geração.

Lendas da Região Sudeste: Principais lendas da Região Sudeste do Brasil, como, por exemplo, a lenda do Curupira e a lenda da Mula sem cabeça.

Lendas da Região Norte: Principais lendas da região Norte, como, por exemplo, a lenda do Boto e a lenda da Vitória-Régia.

Lendas da Região Sul: Principais lendas da Região Sul, como, por exemplo, a lenda do Negrinho do Pastoreio e a lenda do Saci-Pererê.

Lendas da Região Centro-Oeste: Principais lendas da Região Centro-Oeste, como, por exemplo, a lenda da mãe-do-ouro e a lenda do Nego d’água.

Música Popular Brasileira:

Músicas Folclóricas: Cancões Populares e tradicionais que fazem parte da sabedoria Popular.

Cantigas de Roda: Músicas Folclóricas cantadas em Rodas. Por exemplo: Cirandas.

Cancões de Ninar: Cancões entoadas para fazer crianças dormirem.

Samba: Dança de Gênero musical, considerado um dos elementos mias representativos da cultura popular Brasileira.

Música Sertaneja: Um dos estilos musicais mais populares do Brasil, onde originalmente predominava o som da Viola.

Moda de Viola: Um dos principais tipos de Música caipira Brasileira, composto por solos de viola e discursos narrativos.

Bossa-Nova: Tipo de música popular Brasileira que apresenta forte influência do Samba carioca e do Jazz Norte-Americano.

MPB- Musica Popular Brasileira: Gênero Musical Brasileiro que possui forte influência do folclore do Brasil, especialmente no que diz respeito às culturas indígena, Africana e Europeia.

Danças Populares Brasileira:

Danças Folclóricas: Danças tradicionais características de cada estado Brasileiro, por vezes derivadas de rituais religiosos.

Frevo: Dança folclórica tradicional do Nordeste do Brasil, especialmente no Recife e em Olinda.

Quadrilha: Dança caipira tradicional das festas Juninas.

Maracatu e Cabloquinho: Dança tradicional do Estado de Pernambuco, que mistura as culturas Africana, Portuguesa e Indígena.

Carimbó: Dança tradicional do estado do Pará, que é marcada por movimentos giratórios.

Festas Populares Brasileira:

Carnaval: Festa que acontece três dias antes da quarta-feira de cinzas, onde, em alguns estados, são habituais os bailes de máscaras, os desfiles de fantasias e/ou os trios elétricos.

Festas Juninas: Festas populares que ocorrem no mês de Junho, onde são comuns as danças de quadrilhas e as comidas típicas como, por exemplo, canjica, Pamonha(comida de milho), arroz doce e bolo de milho.

Folia de Reis: Festa Cultural de caráter religioso, cujo objetivo é comemorar a visita dos três reis magos.

Círio de Nazaré: Festa Religiosa celebrada no mês de outubro, em Belém do Pará, em devoção à Nossa Senhora de Nazaré.

Festa do Divino: Festa Religiosa celebrada no mês de Maio em Diversas partes do Brasil, para adorar o Espírito Santo.

Bumba meu Boi: Também chamado de Boi Bumbá, consiste em uma dança típica do Norte e do Nordeste, onde ocorre uma apresentação teatral na qual o boi é o personagem principal.

Cultura popular e cultura erudita

O termo “popular” faz oposição ao termo “erudito”. Na cultura popular, as tradições são realizadas pelo povo, que participa de forma orgânica e ativa, sendo, portanto, formadas de maneira espontânea.

Já a cultura erudita, considerada “superior”, é eleita como a mais “culta”. Ou seja, ela é produzida e apreciada por indivíduos que possuem maior poder aquisitivo (elite) e por isso, é mais restrita.

A cultura erudita, diferentemente da cultura popular (que se forma pela convivência das pessoas), é elitizada e demanda estudos.

Ela é associada aos museus, bibliotecas, teatros, centros culturais, apresentações de música erudita e de música clássica, como, por exemplo, as óperas.

Cultura popular e cultura de massa

A cultura de Massa também chamada de “cultura pop” corresponde àquela realizada pela indústria cultural e veiculada nos meios de comunicação de massa.

Ambas estão associadas à sociedade contemporânea industrializada, ou seja, à produção industrial capitalista.

Nesse sentido, a arte e a cultura são produzidas de modo “artificial” para atrair as massas, e com o intuito principal de gerar lucro.

Assim, na cultura de massa os produtos culturais e artísticos são mercantilizados, diferentemente do que acontece na cultura popular, que surge da interação do povo e não é imposta pela indústria cultural.

Reblogado do Site: Todamateria.com.br e escrito por Daniela Diana, professora licenciada em Letras.

Nota de MJ: Que possamos prestigiar mais esta riqueza da nossa Cultura… não existe Cultura melhor ou mais rica, ou apurada, o que existe é dedicação e bom resultado.

One thought on “Cultura Popular

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.