Sentindo-se conectado novamente

Nove entre dez problemas seriam evitados se nós estivéssemos conectados com nosso EU, com nosso centro… ao estarmos conectados conosco, entramos em sintonia com a mãe terra, com nosso corpo e com o todo.

Existem várias formas de se conectar e aqui vai algumas que são efetivas:

1- Através do exercício físico podemos numerar várias coisas como a corrida, a natação, a dança, o salto no ar, dentre os outros exercícios pois exercitando-se, passamos a ter contato com o todo e logo, entramos em contato conosco.

2- Através da fé nos conectamos também com o todo e consequente conosco… a fé não precisa ser vista, ela precisa ser sentida.

3- Já para os São Tomés de plantão, os que só acreditam vendo, a conexão só se dá através do fato, ou seja, a metafísica explica conscientemente muitos dos fenômenos corriqueiros. Estes precisam ler ou ver para crer.

Se eu pudesse lhe dar uma boa receita para um vida plena, poderia dizer que a reconexão está para o corpo através da respiração, pois com uma boa respiração profunda poderemos nos exercitar plenamente, poderemos ter melhor expectativa de vida e assim pesquisar a fundo o que achamos de interessante.

A respiração profunda massageia os órgãos internos da barriga e facilita a digestão. Você, certamente, já ouviu falar que precisa respirar fundo para se acalmar, ou que sua respiração superficial está te causando estresse e destruindo seu corpo. E se eu te dissesse que é verdade?

A respiração profunda tem um efeito calmante no nosso organismo e grande parte desse efeito calmante da respiração é devido a um neurotransmissor chamado ácido gama aminobutírico (GABA), o principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso. O fato de ele ser inibitório significa que ele ajuda a inibir atividades cerebrais desnecessárias, que só causariam mais estresse.

Benefícios da respiração profunda:

-Alívio da Ansiedade e estresse.

-Melhora o funcionamento dos Intestinos e da Digestão.

-Melhora o Metabolismo Celular.

-Melhora a Capacidade Celular.

-Coração menos estressado e Pressão Arterial equilibrada.

-Eliminação de Radicais livres, pele mais jovem e saudável.

-Controle do peso Corporal.

-Controle dos impulsos.

-Preservação das funções cognitivas.

-Melhor qualidade do Sono. Dentre outras qualidades.

Para saber se você já está usando o diafragma corretamente, basta colocar uma mão no tórax e outra no abdômen e inspirar profundamente. Se a parte torácica é a que aumenta de tamanho, você está fazendo errado.

Para consertar, busque respirar tentando inflar a parte abdominal do corpo. De início, você pode sentir certa dificuldade nisso, mas tente manter a respiração assim por pelo menos 10 minutinhos todos os dias. Aos poucos, o corpo vai se acostumando a essa nova maneira de respirar.

Vale lembrar que, sendo um músculo, o diafragma se fortalece com a prática da respiração diafragmática, ajudando o corpo a se acostumar mais facilmente.

Além disso, lembre-se sempre que, quando estiver ansioso ou diante de uma situação estressante, respirar fundo ajuda muito. Uma dica, nesses casos, é tentar fazer uma técnica de respiração profunda ritmada, como abaixo:

  1. Inspire profundamente contando até 4;
  2. Retenha esse ar, sem forçar, contando até 5;
  3. Expire contando até 7;
  4. Recomece o processo.

Se preferir, faça esse exercício deitado com as mãos no tórax e no abdômen, a fim de perceber melhor o fluxo do ar pelo corpo.

Essa respiração ritmada ajuda o corpo a entender que não há perigo e, consequentemente, relaxar. Repita esse processo de 15 a 20 vezes e perceba como tudo estará mais tranquilo.

Vale lembrar que é normal caso você sinta certa tontura ou enxergue “bolinhas” flutuando, pois o cérebro está recebendo mais oxigênio do que o costume e demora para que ele se adapte. No entanto, caso você se sinta muito desconfortável e tenha sensação de náusea, é recomendável parar o exercício.

(Retirado do site: Minuto saudável.com.br).

One thought on “Sentindo-se conectado novamente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.