Expressão Corporal

Você sabia que nós precisamos de 30 segundos para causar uma boa ou uma má impressão? Tudo influencia, a coluna ereta, a expressão do rosto, o aperto de mão, o tom da voz, vestimentas, ou quando o assunto é entrevista de emprego, certos detalhes como barba/cavanhaque para os homens, excesso de feminilidade nas mulheres pode contar negativamente para se causar uma boa primeira impressão.

Expressão Corporal nada mais é que a maneira involuntária do nosso corpo de se manifestar. Ou seja, é um tipo de interlocução não verbal, que se baseia em gestos, posturas e movimentos faciais. Podemos dizer também que ela é uma das formas de comunicação mais primitivas da nossa existência.

A primeira regra para o novo milênio, segundo Jordan Peterson no livro: “12 regras para vida” seria ter sempre a coluna ereta, esse simples hábito faz com que passemos mais confiança.

A Linguagem Corporal Como Código de Comportamento

Em determinados grupos, a linguagem gestual define um código de comportamento específico. É como se em cada profissão, por exemplo, houvesse outro idioma paralelo, não traduzido por palavras, mas, sim, por sinais, gestos e expressões que são usados para transmitir, ressaltar ou explicar a mensagem contida na fala, melhorando, assim, a comunicação como um todo.

A Expressão Corporal e Sua Influência nos Relacionamentos

Nos relacionarmos com as pessoas, nós estabelecemos pontes por meio das quais nos comunicamos de forma especial. Todo relacionamento pressupõe um contato próximo e um convívio intenso. Então, as pessoas passam a se conhecerem melhor e desenvolvem, com o tempo, a capacidade de ler e interpretar os gestos, o olhar, a postura e as reações umas das outras. Essa capacidade é decisiva para o sucesso de um relacionamento duradouro, pois ela mostra o quanto as pessoas se conhecem e se compreendem.

Expressão Corporal e as Emoções

De maneira geral, nossas emoções podem ser catalogadas da seguinte forma:

  • Alegria
  
  • Surpresa
  
  • Raiva
  
  • Tristeza
  
  • Medo
  
  • Aversão

Essas emoções são refletidas em nosso semblante, de maneira inerente a nossa vontade, à medida que somos surpreendidos por elas. As emoções provocam reações difíceis de esconder, de modo que as pessoas ao nosso redor, mesmo sem grandes esforços, podem ler o que se passa dentro de nós.

Dicas de expressão e linguagem corporal:

1- Sempre faça contato visual.

2- Conduza o olhar do público: use o braço pra direcionar o olhar para esse dado.

3- Cuidado com as posições mais duras. Ex. Braços cruzados.

4- Deixa os braços sempre soltos.

5- Braços soltos não significam parados. Deixe que os braços façam parte da conversa. Use-os para marcar os assuntos, chamar atenção a determinados pontos, etc. Só não use esse recurso em excesso.

6- Use as emoções no tempo certo. Use a tristeza, raiva, alegria, nojo e todas emoções possíveis para valorizar sua fala.

7- Prefira se comunicar em pé.

8- Mãos pra trás do corpo demonstram poder. Se deve usar esse recurso sempre que precisar expor poder e audácia.

9Respire pausadamente para manter o controle.

10Gere rapport com quem está falando. Seria pegar as principais características da pessoa com quem está falando e copiá-las.

11- Não tenha pressa pra falar

12- Use o espaço que tem para falar pausadamente.(retirado do site: serpalestrante.com.br e universiaenem.com.br).

Não esqueçam de um firme aperto de mão… e claro, de nada adiantaestarmos bem preparados se não tivermos boa conduta de personalidade e não agirmos com ética.

2 thoughts on “Expressão Corporal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.