Envelhecer com Dignidade e qualidade de vida

Muitos de nós esquecemos que temos um corpo e, às vezes, é preciso acontecer algo drástico para que esta consciência volte e que possamos retornar para o “Aqui e Agora”. Coisas como estar satisfeito(a) com o próprio corpo, aceitação da própria idade, saber que a vida tem seus ciclos, serve de grande ajuda neste processo.

Começamos a nos esconder com uso dos artefatos da roupa e assim, nos escondemos atrás das roupas, dos óculos de sol. Fui a um churrasco dia desses e 80% das pessoas da festa usavam óculos de sol, e diga-se de passagem que a festa foi feita num terraço. Nós perdemos uma parte da comunicação quando usamos óculos, principalmente óculos de sol… temos que perder essa síndrome de Michael Jackson.

Ficar mais velho é um fato, então, aceite-se mais que sua qualidade de vida melhorará... Costumo dizer que não estou ficando velha mas a estrada que envelhece a cada dia. Farei 42 dois anos muito bem vividos, dia: 27.11.2019, daqui uns dois meses.

A juventude tem sua beleza e a velhice tem suas qualidades… envelhecer com dignidade e qualidade de vida é direito de todos. O corpo jovem é mais Vital e o corpo Envelhecido é mais sábio. A pessoa mais velha tem experienciado mais, Amado mais, observado os diferentes estágios da vida, seus altos e baixos(ups and Downs).

Encarar o envelhecimento de forma natural ou com sofrimento depende muito dos valores culturais e ambientais que a pessoa cultiva. As perdas funcionais são inevitáveis. Mas a qualidade de vida pode e deve ser estimulada com atividades sociais, de lazer e de ocupação. Isso permite envelhecer com dignidade”, explica o psiquiatra Khaddour Esber, coordenador de saúde mental do idoso da Amil, em Curitiba. As condições sociais e psicológicas do indivíduo também influenciam. “A capacidade de superar obstáculos e dificuldades ao longo da vida determina o estado de saúde ou de doença.”

O neurologista e psicoterapeuta Mario Marcio Negrão, 62 anos, considera que a vida deve ser repleta de perspectiva e planejamento, sempre com desafios a serem conquistados. É a mola propulsora da existência saudável. “O que envelhece é o corpo. A mente amadurece. Mas viver sem propósito é ver os dias passarem, sucessivamente, sem participar, dar testemunhos”, avalia.” (retirado do site da Gazetadopovo.com.br).

O ideal seria se um velho vivesse com o espirito jovem e o jovem encontrasse a sabedoria da idade adulta.

Deixo aqui um vídeo com 11 dicas de como envelhecer com dignidade e com qualidade de vida:

https://youtu.be/qRBN6DtvO4M

4 thoughts on “Envelhecer com Dignidade e qualidade de vida

  1. Um desconto p mim, pq os meus óculos de sol são graduados.Rsrs
    Acontece comigo de estar sempre a cambiar de luminosidade, e assim fico logo com os óculos de sol. No entanto, é verdade q alguns usam com o fim descrito, mas no fim de tudo o importante é se sentir bem.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.