Cobiça X Inveja, qual a Pior?

Descobri hoje a diferença entre Cobiça e Inveja e isto me fez refletir sobre muitas coisas da minha vida, mas primeiro vamos a definição entre essas duas coisinhas que parecem quase iguais mas não é.

Cobiça é a capacidade de desejar e obter o que o outro tem. Segundo O Wikcionário: Desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa. Desejo imoderado de bens, riquezas ou honras; ambição, avidez, concupiscência. Seus sinônimos: ambiçãoanseioavidezdesejosedesofreguidão.

Inveja é a incapacidade de ser ou ter o que o outro é ou tem. Segundo o Wikipedia: Inveja ou invídia, é um sentimento de angústia, ou mesmo raiva, perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Seus sinônimos: desejoganânciaambiçãoavidezcobiçacupidezsofreguidãosedefome.

Se vocês observarem seus sinônimos se entrelaçam mas existe essa diferença que apontei lá em cima, a Inveja não te leva a lugar nenhum e a cobiça faz com que você conquiste o que o outro tem ou é... vi muitas relações entre inveja e ganância(um dos sete pecados capitais) mas todas se entrelaçando, como falei.

Por que estou abordando este tema hoje? Lembro que nunca gostei de falar sobre Inveja quando era mais jovem pois acreditava que este sentimento era desprezível. O que faz uma pessoa sentir inveja ou cobiça? Será que somos tão incompetentes que precisamos de modelos para obter nossas coisas ou conquistar nossos goals? E a resposta é óbvia, essas pessoinhas olho gordo só se concentram no resultado dos bem-aventurados. Se tivermos em mente que cada pessoa mata um leão por dia para serem ou para estarem onde estão e ainda, que os mesmos precisam abdicar de muitas coisas para conquistarem seus objetivos, sentimentos como inveja ou cobiça desapareceriam do Wikipedia.

Sempre fui atleta e lembro que minha boa forma era discutida entre as pessoas… eu acordava as 5 horas da manhã todos os dias, treinava até 5 horas diárias de domingo à domingo e lembro uma vez que levei um beliscão forte na minha perna pois a menina queria ver celulite em mim. :-O Diziam que eu era muito musculosa, achavam que eu era lésbica, dessas coisas… e hoje vejo que sempre lhe dei bem com isto pois como eu achava inveja uma coisa depressível, sempre saia dessas com um bom sorriso no rosto.

Hoje meu sistema esta mais sofisticado, sei que é feio classificar as pessoas mas para me proteger, vou logo imaginando coisas como baixa auto-estima, falta de antena social, falta de experiência de vida, entre outros.

Deixo aqui um apelo… se coloquem no lugar do outro antes de dar vazão a sentimentos tão mesquinhos, use sua inteligência pois é isto que nos difere dos animais e sejam felizes com o que vocês tem… se há uma insatisfação, corra atrás do que você acha que é melhor para você… povo, que sejamos mais originais pois esses sentimentos deveriam estar em museus de tão escasso que eles são.

4 thoughts on “Cobiça X Inveja, qual a Pior?

  1. Olá, Maria, tudo bem? Aqui é Júlio [Ebrael]. Fico feliz por você estar seguindo meu blog, Claustrum Secretum. Assim, vim te conhecer.

    Como eu já falei, sobre o Egoísmo (em outro blogue meu), eu acho que exorcizar demônios é atrair outros sete. No entanto, transformar demônio em anjos é transformar outros sete demônios em anjos.

    Espero que goste: https://ebrael.wordpress.com/2017/09/23/elogio-ao-egoismo/.

    Um abraço!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.