Aprendemos que o sistema solar tem seus ciclos, que existe tempo para plantar, tempo para colher… mas entre nós humanos, como se divide os nossos ciclos?

Muitos dizem que as mulheres seguem o ciclo de 28 dias da lua ou da menstruação(para quem as tem) onde a lua nova ou o ciclo menstrual seriam um período de introspecção, período para plantar ou fazer planos e a lua cheia seria o período extrovertido, período das comemorações, período de colher… o período entre esse dois extremos chamaríamos de período gradativo.
Hoje em dia, com tanta luz artificial, o uso constante de computadores, luzes acesas por toda a noite nas ruas, é quase impossível viver sob a luz natural. A luz artificial afeta o ritmo natural feminino e faz com que a sensibilidade e o ritmo biológico se confundam, levando a ciclos irregulares e fazendo com que a menstruação venha em outra lua que não seja a nova.
A Menstruação está relacionada a Lua Nova, o Inverno e é uma a fase reflexiva.
A Pré-ovulação corresponde a Lua crescente, que por sua vez é Primavera.
A ovulação está relacionada a Lua Cheia e com o Verão.
A Pré-menstruação está relacionada a Lua minguante e o Outono.
Há quem diga que os homens também tem seus ciclos, seus altos e baixos, mas estes são bem mais sutis que nas mulheres.

O importante é saber que período você está e respeitar cada fase. Por exemplo, se você está num período introvertido, se envolva na introspecção, siga sua intuição, crie, plante… já o outro extremo serve para sair da toca, compartilhar, festejar, etc.
Existem períodos que o choro é bem-vindo, outros períodos onde não precisamos sorrir 24 horas, períodos de tristeza e esses períodos Down tem sua beleza em si, se estamos conscientes dos nossos ciclos.
As pétalas de lótus se fecham a noite e se abrem novamente pela manhã e esse é um processo natural. Observar nossa natureza é um ato de respeito a nós mesmos.
Simplesmente viva esses momentos ou ciclos e você observará que alguns dias do mês você estará mais alegre e outros mais triste, pois este segue nosso ciclo natural. Isso é mais fácil de ser observado nas mulheres mas os homens passam pelo mesmo processo… esses períodos variam entre quatro dias cada.
A mulher na menopausa não está sujeita a seu ciclo reprodutivo, ela o transcendeu. Energeticamente é ainda mais poderosa quando não sangra mais. Toda esta energia, que mês a mês se renovava fluindo até o exterior, agora inicia um circuito interno que retroalimenta e continua sustentando o ritmo feminino natural. Muitos indicam seguir o ciclo lunar para quem não menstrua mais.
Deixo aqui um vídeo do YouTube falando dos nossos ciclos internos:
Bom saber dessas coisas.
GostarLiked by 1 person