Sensibilidade

Todos nós somos sensíveis as coisas à nossa maneira, alguns são mais sensíveis que outros, há quem sofra por demonstrar ser mais sensíveis que a média ou há quem viva muito bem sem nenhuma conexão com a tal sensibilidade.

Se um passarinho começar a cantar, há quem se conecte com o Divino através deste e há quem ache aquele som como algo irritante. Uma pessoa mais sensível flui com o fluído… se esta vê o por do sol, a ventania, a água, a lua, a terra, uma noite escura, ela se transforma em escuridão e pela manhã se transforma em luz, pois esta simplesmente é.

Deixo aqui 16 sinais de que você é uma pessoa sensível, retirado do site: Huffpostbrasil.com Esse traço de personalidade – foi pesquisado a princípio por Elaine N. Aron, Ph.D. no começo da década de 90… fiz referencia a Ted Zeff, Ph.D., autor do livro o“The Highly Sensitive Person’s Survival Guide” (O Guia de Sobrevivência da Pessoa Altamente Sensível) e de outros livros sobre pessoas sensíveis, em entrevista ao HuffPost. “Elas são muito intuitivas e mergulham fundo em si mesmas para entender as coisas”.

1. Elas sentem as coisas de forma mais profunda. Uma característica que distingue as pessoas altamente sensíveis é a habilidade de sentirem mais profundamente as coisas do que seus pares menos sensíveis.

2. Elas têm reações mais emotivas.

Pessoas com alto grau de sensibilidade reagem de forma mais intensa às situações. Por exemplo, elas demonstrarão mais empatia e sentirão maior preocupação com os problemas de um amigo, afirma Aron. 

3. Elas provavelmente estão acostumadas a ouvir as frases “Não encare isso de forma tão pessoal” e “Por que você é tão sensível?”

Dependo da cultura, a sensibilidade pode ser percebida como uma vantagem ou como uma característica negativa, explica Zeff. 

4. Elas preferem fazer exercícios sozinhas.
Pessoas extremamente sensíveis tendem a evitar esportes em grupo, onde existe a sensação de que todos estão observando cada movimento que elas fazem, mas isto não é uma regra geral, diz Zeff. 

5. Elas demoram mais a tomar decisões.

Pessoas altamente sensíveis possuem uma percepção maior das sutilezas e detalhes que poderiam dificultar a tomada de decisões, diz Aron. 

6. Por outro lado, elas ficam mais chateadas se tomam uma decisão “ruim” ou “errada”.

Você já conhece aquela sensação incômoda quando se dá conta de que tomou uma decisão ruim. Para pessoas altamente sensíveis, “essa sensação é ampliada devido à reação emocional exacerbada”, explica Aron.

7. Elas são extremamente detalhistas.

Pessoas extremamente sensíveis são as primeiras a perceber os detalhes em um ambiente, os sapatos novos que você está usando ou uma mudança no clima.

8. Nem toda pessoa altamente sensível é introvertida. Na verdade, aproximadamente 30% das pessoas altamente sensíveis são extrovertidas, de acordo com Aron. 

9. Elas trabalham bem em equipe.

As pessoas muito sensíveis são ótimas profissionais e trabalham bem em equipes devido ao seu pensamento profundo, diz Aron.

10. Elas estão mais propensas à ansiedade ou depressão (mas só se tiveram muitas experiências negativas no passado). 

“Se você teve várias experiências ruins, especialmente no começo da vida, você não se sente seguro no mundo ou em casa ou na escola. O seu sistema nervoso está sempre no modo ‘ansioso’”, mas isto não é uma regra geral, explica Aron. 

11. Aquele som irritante provavelmente irrita muito mais uma pessoa altamente sensível. 

Ainda que praticamente ninguém goste de ruídos irritantes, em geral, pessoas extremamente sensíveis têm maior sensibilidade ao caos e ao barulho. 

12. Filmes violentos são os piores. Devido ao alto nível de empatia e à facilidade de ficarem excessivamente estimuladas, talvez filmes violentos ou de terror não sejam a melhor pedida para pessoas altamente sensíveis, diz Aron.

13. Elas choram com mais facilidade.

E por isso é importante que pessoas muito sensíveis não se exponham a situações em que sentirão vergonha ou onde não é ‘permitido’ chorar facilmente, diz Zeff. 

14. Elas são extremamente bem-educadas. 

Pessoas altamente sensíveis também são pessoas altamente conscientes, diz Aron. 

15. Os efeitos das críticas são ainda maiores para pessoas extremamente sensíveis. 

Elas reagem de forma mais intensa às críticas do que as pessoas menos sensíveis.

16. Cubículo = bom. Escritório amplo = ruim.

Da mesma forma que pessoas altamente sensíveis gostam de fazer exercícios sozinhas, elas também preferem ambientes em que trabalham a sós.

Um Mestre Zen falou para um de seus discípulos que para pintar Bambus, este teria que virar um Bambu com autonomia, sentir o vento que os leva de um lado para o outro, sentir a terra que os alimenta e hidrata-os… e assim foi feito… o discípulo precisou de três anos de observação para poder pintar a alma do bambu e assim é a diferença entre uma pintura e uma fotografia… a pintura mostra a alma do pintor ou do objeto a ser pintado e a fotografia não… percebemos a personalidade do artista pelos tracos das obras, enquanto a fotografia é só uma cópia sem alma mas que também tem sua beleza. Assim é quando estamos vivendo o Aqui e o Agora, estamos na totalidade… enquanto a vida passa para os que não querem escutar o canto dos passarinhos.

One thought on “Sensibilidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.