Seguir uma Receita ou se observar?

Muitos dizem que se quisermos obter sucesso na vida deveríamos seguir os grandes exemplos, ter disciplina e trabalhar árduo... mas será que esta receita é realmente interessante nos tempos de hoje? Em tempos que é bem fácil ver jovens empreendedores ou adolescentes virando milionários da noite pro dia?!

Será que esta receita não está meio obsoleta? A resposta é simples… sim, temos que observar os grandes exemplos, principalmente se quisermos chegar até onde eles chegaram mas o mais importante é ter criatividade de inovar, de buscar coisas novas, de ser originais no que fizermos, de estarmos abertos ao novo. A mente humana está condicionada à regras e é preciso ter consciência dos nossos atos para sairmos do condicionamento e das regrinhas ou receitas prontas… pois estas podem limitar muita a gente.

Descobri o significado de Hedonismo dia desses e confesso que me chamou atenção… a filosofia reza simplesmente fazer o que te dar prazer na vida. Achei isto no significado.com:

A palavra hedonismo vem do grego hedonikos, que significa “prazeroso”, já que hedon significa prazer. Como uma filosofia, o hedonismo surgiu na Grécia e teve Epicuro e Aristipo de Cirene como alguns dos nomes mais importantes.

Esta doutrina moral teve a sua origem nos cirenaicos (fundada por Aristipo de Cirene), epicuristas antigos. O hedonismo determina que o bem supremo, ou seja, o fim último da ação, é o prazer. Neste caso, “prazer” significa algo mais que o mero prazer sensual. Os utilitaristas ingleses (Bentham e Stuart Mill) foram os continuadores do hedonismo antigo.

Há quem diga que a pilula anticoncepcional foi a maior revolução dos últimos tempos para os Hedonistas e para a humanidade em geral pois esta trouxe o prazer por prazer e não a relação do sexo como reprodução. Esta filosofia se adaptaria perfeitamente na vida profissional de hoje pois o ser humano moderno usa muito do seu tempo na área de trabalho e estar num trabalho ou atividade onde este não gosta pode leva-lo a ficar doente.

George Bernard falou que existe só uma regra de ouro e esta é que não existe nenhuma regra de ouro a ser seguida, porque cada indivíduo é único... somos diferentes, temos diferentes tipos de necessidades, uns precisam de alimentação reforçada para funcionar normalmente durante o dia, outros não, temos diferentes tipos de energia e é isto que nos faz seres humanos, a diferença.

A capacidade de pensar e de se adaptar as circunstancias que difere o animal do ser humano e cabe a cada um saber o que é melhor para si... Ter meu próprio ritmo e dançar minha própria música me faz feliz, me faz ter comunhão com o Universo, com Deus, me liberta… e se for para seguir alguma regra, eu diria que me observar e seguir a minha intuição seria uma das poucas regras que eu adaptaria a minha rotina, fazer o que me faz feliz, satisfeita, original. Será que eu virei uma Hedonista?! O que será que minha mãe diria sobre isso? 🙂

Deixo o vídeo: Essa é a nossa Humanidade, que parece um pouco pessimista mas ainda podemos virar esse jogo…

2 thoughts on “Seguir uma Receita ou se observar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.