O Tabu da Morte

Uma das grandes verdades da vida é que nosso corpo começa a morrer assim que nascemos e damos nosso primeiro sopro de vida… nossas células precisam de mutações para fazer quem somos, ou quem nos tornamos e nosso processo de degeneração é constante mas a morte ainda é um tabu na nossa sociedade ocidental.

A evolução natural do ser humano condiz em nascer, crescer, se reproduzir e morrer... mas será que estamos preparados para a morte? Ou, será que tratamos a morte como um processo natural? Qual o sentido da vida para um ser mediano?

Minha mãe teve um problema de saúde nos últimos dias, precisou colocar um marca-passo no coração pois os batimentos estavam muito baixos, passamos pelo processo da doença dela com resignação e assim me veio as perguntinhas filosóficas de sempre… de onde viemos e para onde vamos? Há quem acredite em paraíso após a morte, em cidades astrais, em reencarnação… mas a verdade é que ninguém sabe o que acontece conosco ou nosso espírito após a morte.

O que sabemos é o que acontece fisiologicamente com nossos restos mortais apos o nosso coração parar de bater… Da mesma forma que a digestão começa assim que você coloca um alimento em sua boca, a decomposição é um processo que tem início minutos depois da morte. Logo após seu coração resolver parar de bater, a temperatura do seu corpo vai cair quase 10 °C em um intervalo de uma hora até ficar em temperatura ambiente. O sangue fica mais ácido, o que faz com que as células se abram e enviem todas as suas enzimas para os tecidos, que começam um processo de autodigestão.

Ficamos brancos e roxos, isso acontece graças aos efeitos da gravidade, que fazem com que o sangue do corpo siga para as áreas mais próximas ao chão – isso acontece porque não existe mais circulação sanguínea. O corpo começa a ficar mais rígido após quatro horas de morte, atingindo pico de rigidez doze horas depois e perdendo essa característica após 48 horas. Enzimas do seu pâncreas vão fazer com que o órgão se auto degenere e, enquanto isso, micro-organismos vão atacar essas enzimas, deixando seu corpo com uma coloração verde a partir do umbigo. O fato é que todo ser humano vive um relacionamento sério com aproximadamente 100 trilhões de bactérias durante a vida – essas bactérias, na maioria das vezes, usam nosso corpo como moradia e não nos causam problemas. Porém, quando elas são os únicos vestígios de vida, fazem a festa e acabam, literalmente, conosco. É graças a elas e à capacidade que elas têm de liberar as enzimas putrescina e cadaverina que um corpo morto não tem um cheiro muito agradável. (retirado do site: Megacurioso.com.br)

O costume de enterrar corpos mortos é bastante antigo: só para você ter ideia, em 2003 alguns arqueólogos encontraram evidências de que nossos ancestrais já praticavam rituais de enterro há 350 mil anos. 

O que é lógico é que se concentrarmos só no nosso corpo, podemos dizer que tudo acaba quando este morre mas se observarmos nossos átomos e suas partículas, teremos uma confirmação que existe algo mais, um espírito, uma chama, uma faísca de luz.

O ser humano vive de buscar algo além de suas possibilidades e esta busca precisa acontecer para uma consciência maior... esta precisa ser nosso tesouro interno, e quando esta acaba ficamos mais relaxados com relação a morte… a vida se transforma em uma celebração. Nosso corpo é nosso instrumento da jornada, conheça-o a fundo e tudo fará sentido, inclusive a morte.

Deixo um vídeo de alguns estudos sobre o que acontece depois da morte:

3 thoughts on “O Tabu da Morte

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.