Os Segredos e Curiosidades da Lua Cheia

Lua negra, Lua azul, Lua de sangue, Superlua, você sabe qual a diferença entre todos esses tipos de lua? Devido ao alinhamento com outros astros ou com a Terra, a lua pode aparecer em diferentes formatos, ou mesmo cores, intrigando os homens desde as antigas civilizações.

Na maioria dos casos, esses nomes dados aos fenômenos lunares não são usados pela ciência, mas são um meio do público em geral e da mídia identificarem as diferentes aparições do nosso satélite. 

Lua Azul: A Lua Azul não se refere à cor da lua, como se poderia esperar. Em vez disso, geralmente ela se trata da segunda lua cheia que aparece em um mesmo mês. Esse fenômeno geralmente ocorre a cada dois anos, devido a relação entre o tempo entre uma lua cheia e outra, que é de 29,5 dias, e da duração dos meses, de 28 a 31 dias.

Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, acontece durante um eclipse lunar total. Durante o eclipse, a Terra fica entre o sol e a lua, fazendo com que a luz solar não alcance diretamente a lua. Essa luz acaba passando pela atmosfera da Terra, e incidindo no nosso satélite em tons de vermelho. Essa cor ocorre devido a um fenômeno físico conhecido como dispersão de Rayleigh, onde a Terra absorve as diferentes frequências eletromagnéticas da radiação solar, refletindo apenas a parte vermelha do espectro.

Superlua ocorre quando a lua está cheia durante seu ponto mais próximo da Terra, fazendo com que ela apareça maior e mais brilhante. Esse fenômeno acontece porque a órbita da lua em torno da Terra é elíptica, de modo que o satélite algumas vezes passe mais próximo ou mais distante do nosso planeta. Quando a lua se torna cheia ao mesmo tempo em que sua órbita está mais próxima à Terra, acontece a Superlua, que aparece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua normal.

Várias culturas também atribuem nomes diferentes às luas cheias de cada mês, geralmente relacionados com a vida selvagem local e às mudanças de estação. Por exemplo, quando uma Super Lua acontece em novembro, as tribos nativas americanas a chamam de Lua do Castor, porque era a época de se fazer armadilhas para esse animal. Já alguns povos no hemisfério norte chamam a lua cheia de dezembro de Lua Congelada, por acontecer no mês mais frio do ano nessa parte do mundo.

Aqui vão alguns fatos sobre nossa amiga solitária:

–  Existe um pouco de água congelada nas crateras sombreadas e sob o solo da Lua.

– Mais de 400 espécies de árvores na Terra vieram da Lua. Em 1971, o astronauta da Apollo 14 Stuart Roosa levou um monte de sementes com ele e elas circundaram a Lua cerca de 34 vezes no bolso do astronauta.

A Lua está encolhendo: Isso mesmo: a lua está escolhendo. Mas fique calmo, não é um encolhimento que possa causar preocupações ou que possa ser notado – na verdade o encolhimento é tão pequeno que será difícil mensurá-lo com precisão – isso acontece devido ao resfriamento interno do satélite.

A Lua não é redonda: Ao contrário do que pensamos (ou conseguimos ver) a lua não é – totalmente – redonda, na verdade, ela é ligeiramente achatada e isso se deve ao impacto da gravidade na Terra. Ela parece redonda porque uma de suas pontas (a menor) está apontada diretamente para nós.

-O lado oculto da Lua (também chamado de lado negro da Lua ou lado escuro da Lua) é o hemisfério lunar que não pode ser visto da Terra em decorrência da Lua estar em rotação sincronizada com a Terra.

Mitos sobre a Lua Cheia:

É mito pensar que as luas cheias causam um aumento nos nascimentos, lotando as maternidades com mães em trabalho de parto. 

É mito acreditar que a lua cheia é frequentemente associada à insônia. 

-A lua e sua gravidade possuem uma grande influência sobre as marés, e como os humanos são compostos 70% de água, algumas pessoas acreditam que as fases da lua podem também nos influenciar. Porém, isso é um mito… essa ideia vem de um grande mal-entendido sobre como a gravidade funciona na alteração das marés cheias.

A crença de que cada fase da lua pode interferir no crescimento e no volume de cabelo é um mito e está muito presente na cultura de vários países, e existem até mesmo salões de beleza que se baseiam nessas ideias. Porém, apesar de ser muito defendido por cabeleireiros e astrólogos, esse mito não tem fundamento na ciência.

-Outro mito sobre a lua, é que desde a antiguidade, as luas cheias foram associadas à comportamentos estranhos ou insanos, incluindo sonambulismo, suicídios, atividades ilegais, ataques de violência e até mesmo transformações em lobisomens.

-A imagem de lobos uivando para a lua já faz parte do imaginário popular, mas na verdade, eles não fazem isso para o nosso satélite, apesar desses animais terem motivo para uivarem mais durante a lua cheia. Os lobos uivam principalmente para unir seu bando, antes e depois das caças. Como a luz da lua fica muito mais forte na lua cheia, iluminando mais a Terra, este acaba sendo um momento propício para chamarem seu grupo para caçar.

Outro mito que envolve a lua cheia é de que acontecem mais suicídios durante essa fase. Porém, na realidade, é o contrário que acontece. Em 2000, o Instituto de Saúde Pública da Finlândia analisou 1400 casos de suicídio que ocorreram durante um ano no país, e o estudo mostrou que um maior número de suicídios ocorria durante a lua nova, quando há menos luz. (retirado do site: Hipercultura.com).

Aproveitem a lua cheia do Castor deste novembro que teve seu ápice durante o dia de hoje … deixo aqui um vídeo falando o que a Astrologia diz sobre esta lua:

One thought on “Os Segredos e Curiosidades da Lua Cheia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.