Evangelho de São Tomé ou Thomas

Reza a lenda que depois de sua ressurreição, Jesus enviou os seus discípulos ao mundo com a missão de pregar o Evangelho a toda criatura e serem testemunhas d’Ele e aí, eu me pergunto onde estão catalogadas as obras dos 12 apóstolos de Jesus, se é que eles existiram? Existiria então outros evangelhos ocultos espalhados pelo mundo?

A palavra apóstolo significa “enviado”, “agente”, “mensageiro” ou “alguém que é enviado”. De nome Simão(chamado Pedro), André, Tiago(filho de Zebedeu), João, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago(filho de Alfeu), Tadeu, Simão(o zelote), e Judas Iscariotes… esta é a lista dos apóstolos ou seguidores de Jesus(Wikipedia).

Sabemos que a bíblia tem 4 evangelhos e os seus autores, conforme a ordem bíblica são: Matheus, Marcos, Lucas e João… Marcos não está na lista dos apóstolos de Cristo, ele foi um cristão do primeiro século, primo de Barnabé, cooperador dos apóstolos e autor do segundo Evangelho do Novo Testamento que leva seu nome. Não existe muitos registros dos apóstolos de Cristo já que o conhecimento naquela época era passado boca-à-boca… mas em 1945, um grupo que escavava o deserto egípcio em busca de fertilizante fez uma descoberta que mudou completamente nosso entendimento sobre o início do Cristianismo. Tratavam-se de vários textos primitivos cristãos, incluindo os evangelhos de Tomé, Filipe e Marcião(que também não está na lista dos apóstolos mas que foi bem ativo no apostolado de Cristo, viveu entre 85-160D.C.), foram também encontrados alguns dos muitos livros alternativos sobre Jesus que não foram incluídos na Bíblia Cristã.(BBC.com).

Porque me interessei em falar do evangelho de São Tomé? A resposta é óbvia, os evangelhos até hoje conhecidos falam da vida de Jesus mas o evangelho de São Tomé é o único que fala de uma transformação interna, de dentro para fora, que o Reino do Céu estava dentro de cada um... este é um dos princípios Gnósticos, no qual ia de encontro com os Cristãos Ortodoxos da época… eles só aceitavam os quatro evangelhos. Tomé vem da palavra grega para “gêmeos” assim como a palavra hebraica t’hom significa “gêmeo”.

O Evangelho de São Tomé foi escrito em 114 sentenças ditadas por Jesus…. tendo sido citado por alguns Padres da Igreja, como Orígenes (185-254), até que em 787 foi considerado herético pelo Segundo Concílio de Niceia. Ao contrário dos outros evangelhos conhecidos, quer sejam canônicos(reconhecidos pela igreja) ou apócrifos(Não reconhecidos pela igreja, escritos pelo povo de Deus), o Evangelho de Tomé não expõe em nada narrativas sobre a vida de Jesus de Nazaré, mas atém-se especificamente às sentenças que teriam sido proferidas por Jesus a seus discípulos.

São Tomé está ligado à expressão “ver para crer”, pois ele estava ausente e duvidou da ressurreição de Jesus, era judeu da Galileia e como outros discípulos era um pescador. O primeiro encontro de Tomé com Jesus se deu nas margens do mar de Tiberíades, conforme relata o Evangelho de São João: “Estavam juntos Simão Pedro, Tomé chamado Gêmeo, e outros discípulos de Jesus”.

Depois da morte de Jesus, São Tomé estendeu seu apostolado até a Índia, onde foi perseguido por líderes religiosos. Conquistou muitos seguidores e em Malabar surgiu uma fervorosa comunidade cristã. Fundou a Igreja de São Tomé. Consta que foi martirizado e morto pelo rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, onde fica o “Monte São Tomé” e a “Catedral de São Tomé”, supostamente o local de seu sepultamento. Historiadores acreditam que o apóstolo foi morto à flechadas, por hindus, enquanto orava. Suas relíquias foram veneradas na Síria e depois levadas para o Ocidente e preservadas em Ortona, na Itália. O dia de São Tomé é festejado pelos católicos em 3 de julho(retirado do site: ebiografia.com).

Deixo aqui um vídeo que explica o porque que o Evangelho de São Tomé não está na Bíblia. Enjoy…

2 thoughts on “Evangelho de São Tomé ou Thomas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.