Aprender – Ensinar – Técnica Feynman

O texto de hoje é bem simplificado pois o bom dele estará no vídeo abaixo… Falarei do Nova-Yorkino(USA) Richard Feynman que inventou o método Feynman, onde aprendemos e ensinamos de maneira simples qualquer coisa ou qualquer assunto.

Richard Philips Feynman (Nova Iorque11 de maio de 1918 — Los Angeles15 de fevereiro de 1988) foi um físico teórico norte-americano do século XX, foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica e ficou conhecido pelos seus trabalhos no ramo da formulação integral da mecânica quântica. Pelas suas contribuições para o desenvolvimento da eletrodinâmica quântica, Feynman recebeu o Nobel de Física em 1965 junto ao Julian Schwinger e Shin’ichiro Tomonaga. É irmão mais velho da astrofísica Joan Feynman.(Wikipedia)

Richard Feynman dançando com sua mulher depois de receber o Nobel

(Foto de Feynman e sua esposa no dia que recebeu o prêmio Nobel da paz)

O método se resume em quatro etapas:

1) Escolha um conceito: Qualquer um que preferir. Pode ser um de macroeconomia, economia doméstica ou qualquer coisa que vier a cabeça.

2) Escreva-o como se estivesse ensinando uma criança: Redija, então, tudo o sabe sobre esse conceito, mas atenção, você precisa fazer isso da maneira mais simples possível.

3) Volte no tema e pesquise sobre ele: No passo anterior, provavelmente você encontrou lacunas no seu conhecimento, coisas que você esqueceu e que não conseguiu explicar e esse o momento em que você começa realmente a aprender. Volte à fonte de informações sobre esse tema e pesquise o que ainda falta entender.

4) Revise e simplifique ainda mais: Depois de passar por todas essas etapas, revise o que escreveu e simplifique. Certifique-se novamente de que não usou nenhum jargão associado com o tema que está te intrigando.

No final você precisa ler tudo em voz alta e ter atenção para perceber se está tudo exposto da maneira mais clara possível, se a explicação não for simples ou se soar confusa, interprete isso como um sinal de que você não está entendendo algo. Crie analogias para explicar o conceito, porque isso ajuda a esclarecer tudo na sua cabeça e é a prova de que você está realmente dominando aquele tema. Boa sorte!(Retirado do site da BBC.com)

One thought on “Aprender – Ensinar – Técnica Feynman

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.