O Mito da Caverna de Platão

O Mito da Caverna é uma das obras mais completas de Platão(Filosofo que foi pupilo de Sócrates-400 A.C.)… nela ele descreve o homem aprisionado numa caverna onde a visão deste é super limitada, vendo só sombras do que se passa no mundo lá fora. Platão escreveu uma serie de 10 livros onde ele chama de “A Republica”. Nos dias de hoje podemos dizer que o ser humano tem regredido constantemente, a ponto de estar, cada vez mais, vivendo como um prisioneiro da caverna, apesar de toda a informação e todo o conhecimento que temos a nossa disposição.

A metáfora proposta pela Alegoria da Caverna pode ser interpretada da seguinte maneira:

  1. Os prisioneiros: os prisioneiros da caverna são os homens comuns, ou seja, somos nós mesmos, que vivemos em nosso mundo limitado, presos em nossas crenças costumeiras.
  2. A caverna: a caverna é o nosso corpo e os nossos sentidos, fonte de um conhecimento que, segundo Platão, é errôneo e enganoso.
  3. As sombras na parede e os ecos na caverna: sombras e ecos nunca são projetados exatamente do modo como os objetos que os ocasionam são. As sombras são distorções das imagens e os ecos são distorções sonoras. Por isso, esses elementos simbolizam as opiniões erradas e o conhecimento preconceituoso do senso comum que julgamos ser verdadeiro.
  4. A saída da caverna: sair da caverna significa buscar o conhecimento verdadeiro.
  5. A luz solar: a luz, que ofusca a visão do prisioneiro liberto e o coloca em uma situação de desconforto, é o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia.(retirado do site: Brasilescola.uol.com.br).

Deixo aqui um mini-vídeo que ilustra de uma maneira unica o Mito da Caverna de Platão…

2 thoughts on “O Mito da Caverna de Platão

  1. Esse é um dos textos mais emblemáticos que eu li de Platão. Após algumas reflexões é possível levar a Alegoria da Caverna para muitas outras áreas do conhecimento, mas sem dúvida pensar no conceito de Verdade através da Alegoria foi uma das experiências de pensamento mais marcantes na minha vida.
    Parabéns pelo post.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.