Ansiedade

Continuando com a série mal do século, falaremos da Ansiedade hoje. A palavra ansiedade, do grego, significa “estrangulamento”, apertar, suportar. A Ansiedade é o enforcamento da alma. Ela oprimi o coração e asfixia a nossa paz. Ela sufoca a esperança e encarcera a alegria… A ansiedade é sofrer por antecipação. 

O medo é natural do ser humano mas quando o medo vira um problema patológico(vira doença), esse medo é ruim para gente, vira pânico. Aqui estão alguns sintomas físicos que ocorrem quando temos um ataque de pânico:

  • Palpitações, coração batendo ou aceleração cardíaca
  • Sudorese(suor)
  • Tremores ou estremecimentos
  • Sensações de falta de ar ou sufocação
  • Sentimentos de bloqueio
  • Dor no peito ou desconforto
  • Náuseas ou desconforto abdominal
  • Sentir-se tonto, instável, com cabeça leve ou desmaiar
  • Calafrios ou sensações de calor
  • Parestesia (sensações de dormência ou formigamento)
  • Desrealização (sentimentos de irrealidade) ou despersonalização (sendo separado de si mesmo) *
  • Medo de perder o controle ou “enlouquecer”
  • Medo de morrer

Agora vamos analisar o psicológico… a depressão, o transtorno bipolar, transtorno de personalidade e a esquizofrenia são as fases ou escalas da ansiedade. A ansiedade pode vir através de traumas vividos, tanto físicos quanto psicológicos ou a mente pode simplesmente se dissociar da realidade, como um mecanismo de defesa no caso de um conflito interno muito intenso. O transtorno do pânico pode estar geneticamente ligado. Ele está associado a transições significativas que ocorrem na vida. Deixar a casa dos pais para ingressar na faculdade, se casar ou ter o seu primeiro filho, perder um ente querido são todas as principais transições de vida que podem criar estresse e levar ao desenvolvimento do transtorno do pânico. (retirado do site: Vittude.com).

Bons tópicos para nos proteger de uma crise de ansiedade:

-Colocar em prática o que vamos aprendendo ao longo da vida pode ser uma maneira de não se estressar com os pequenos problemas.

-Cultivar a esperança nos dar qualidade de vida.

-Saborear as pequenas coisas que nos faz feliz e é um antídodo para a ansiedade.

-Quando ansiosos, só vivemos as coisas como gostaríamos que elas fossem, não como elas realmente são.

-O despreparo para lidar com o fracasso é motivo de estresse na nossa vida.

-A maioria dos problemas que aparecem na nossa vida aparecem e reaparecem nas nossas vidas para que aprendemos algo e tudo tem seu tempo.

-Foco no presente… passado e futuro não podem ser mudados.

-Que possamos aprender com nossos erros e fracassos.

-Que aceitemos nossas falhas.

-Que possamos focalizar no que for positivo.

-Que possamos desacelerar nosso ritmo, por exemplo, saindo mais cedo para o trabalho, observando a natureza… tendo um momento só nosso durante o dia, fazendo caminhadas relaxantes.

Pessoalmente falando, quando me mudei para Noruega há 17 anos atrás, tive que começar do zero aqui em Oslo… aprender uma, duas, três novas línguas, trabalhar braçalmente pois não tinha linguagem o suficiente para pegar um trabalho melhor, me estabilizar financeiramente com meu companheiro, viver distante da família Brasileira – da terrinha, ter filhos, passar pela morte do meu pai, me desenvolver pessoalmente pois naquela época eu era uma gazela(tinha 24 anos de idade) e passei por estresses frequentes durante anos até que meu sistema fisiológico me disse: PARA e hoje sou uma autoridade para falar em ansiedade, doenças somatizadas, crescer por bem ou por mal, perdoar, etc… Algumas coisas eu faria diferente se tivesse a experiência de vida que tenho hoje mas se você me perguntasse se eu faria tudo novamente, a resposta seria: SIM, pois me considero mais responsável com minha vida, meus filhos estão crescendo bem – saudáveis e me considero uma Loba vestida de ovelha.

Aprendi que respirar fundo expande nossa consciência, fazendo assim com que não fiquemos ansiosos… just Breath(simplesmente respire).

2 thoughts on “Ansiedade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.