Método Feng Shui

Bilderesultat for feng shui bilder

O Feng Shui é a arte milenar de harmonização energética dos ambientes. Essa prática chinesa tem como base diferentes filosofias, como o I Ching, o Confucionismo e o Taoísmo, por exemplo. Acredita que cada ambiente possui uma energia específica, mais conhecida como “Chi”.

O Feng Shui existe há mais de 4 mil anos e foi preservado por antigos mestres chineses, que tinham como costume e filosofia observar os efeitos positivos e negativos da natureza ao escolherem o espaço ideal para fazer suas plantações e moradias. Esse conhecimento foi transmitido ao longo dos anos, e praticado nas mais diversas regiões da China. Vale lembrar que cada uma delas interpreta e pratica a arte do Feng Shui de diferentes maneiras e de acordo com a cultura da região, razão pela qual existem hoje muitas escolas de Feng Shui, tais como: a Escola da Forma, a Escola do Chapéu Negro e a Escola da Bússola.

A palavra Feng Shui, cuja tradução literal quer dizer “Vento – Água”, considera que existem vibrações nos ambientes em que vivemos, ou em seu entorno, que podem agir de forma benéfica ou prejudicial ao nosso corpo e mente. O Feng Shui, portanto, considera a interação entre o ser humano e as forças da natureza.

Entre os objetivos do Feng Shui, podemos destacar:

  • a conservação das influências positivas e da distribuição destas no ambiente que nos cerca;
  • o redirecionamento das energias negativas e das influências nocivas ao local;
  • a mudança ou interação entre os elementos presentes no meio – alterações arquitetônicas ou da forma, da cor, e do posicionamento dos objetos no local -, a fim de atrair saúde, dinheiro, amor e prosperidade, entre outras energias, para os seus praticantes.

COMO USAR O FENG SHUI NO DIA A DIA?

O Feng Shui pode ser aplicado em ambientes ou em pessoas para alcançar os seguintes benefícios:

– Em casas: é usado para atrair proteção para a casa e quem vive nela, ajuda a conciliar família e amigos e, ainda, a encontrar um par amoroso ou melhorar o relacionamento, entre outros aspectos.

– Em empresas e estabelecimentos comerciais: usado para aumentar as oportunidades de negócio, equilibrar o relacionamento entre a equipe de trabalho e aumentar a motivação, além de atrair o lucro e a prosperidade para o empreendimento.

– Para uso pessoal: ajuda a alcançar o equilíbrio mental, emocional, físico e espiritual, além de atrair prosperidade no trabalho e nas finanças e de melhorar os relacionamentos pessoais (na família, no trabalho e no amor).

CURIOSIDADES

O vão no centro deste prédio, em Hong Kong, foi pensado com base no Feng Shui. Segundo as crenças locais, ele foi feito para que dragões que residem nas montanhas no entorno da cidade possam se deslocar por entre os prédios até o mar, onde bebem água e se refrescam. Assim, esses dragões retribuiriam com riqueza e prosperidade à população (Imagem: Foter)

Uma curiosidade sobre o Feng Shui diz respeito aos sábios chineses. Eles desenvolveram métodos baseados na filosofia taoísta e nos conhecimentos da Escola da Bússola, que são capazes de mapear, as características magnéticas de uma edificação, mesmo antes dela ser construída.(retirado do site: personare.com.br).

Aqui vai um mapa onde podemos nos basear de como podemos harmonizar nosso lar e algumas dicas para pormos em pratica este método:

Feng Shui
  • Tendo esse objeto em mãos, a forma mais comum de utilizá-lo é por meio da rosa dos ventos, com a área do “trabalho” posicionada ao norte, ou colocar a mesma área na entrada da casa e de cada espaço. Esse simples diagnóstico ajuda a perceber o que pode estar em desarmonia na sua residência ou ambiente de trabalho. 
  • Cada ambiente da casa tem uma função e um móvel que representa sua identidade. A cama, por exemplo, remete ao quarto; o escritório, à mesa; e por aí vai. Esses objetos que definem os cômodos precisam estar em evidência, no que se chama de posição de comando. Logo, é desejável que sua cama fique no centro do quarto. Existem algumas regrinhas nesse caso, como evitar que a cama fique de cara para a porta ou de costas para ela. 
  • Evite colocar objetos logo na entrada de sua casa. Para o Feng Shui, o fluxo de energia da rua para dentro do nosso lar é muito importante. A entrada é vista como uma espécie de amuleto protetor de energias externas que podem invadir o ambiente. Logo, precisa de espaço para a força do chi movimentar-se com fluidez.
  • A dica para deixar a entrada bonita e receptiva é colocar vasos floridos e esculturas ao redor da porta, e não no meio do corredor (caso sua casa tenha um nessa área). 
  • Mantenha a porta do banheiro sempre fechada, assim como o vaso sanitário. O banheiro é um reduto de energias que não nos servem mais, então mantê-las no devido lugar é uma regrinha básica para não contaminar os outros ambientes do lar ou do escritório. 
  • Inclua uma fonte de água corrente no cômodo da prosperidade, que pode ser o espaço onde você trabalha, dentro de sua própria casa. Uma fonte pequenina estimula o chi a se movimentar e atrair energias criativas que atraem dinheiro.
  • Não coloque objetos pesados pendurados perto de sua cabeceira da cama. O peso remete a um fardo de preocupação e excesso de responsabilidades que podem lhe deixar ansioso.
  • Sabe aquelas camas que têm espelho na cabeceira? Pois são péssimas escolhas na análise do Feng Shui, pois refletem a energia para longe da cama, quando objetivo é justamente o de concentrar sua energia ali.
  • O Feng Shui deve ser entendido como um dos vários sistemas da filosofia chinesa e não uma panaceia para todos os males. Ele não traz sucesso da noite para o dia nem é uma mágica milagrosa, mas se você aplicar os seus conceitos corretamente, ele fará sua vida mudar de rumo.

4 thoughts on “Método Feng Shui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.