Pedra, Planta, Animal ou Homem

Bilderesultat for a historia do rei e os tres sonhos

“Considerando a Terra e todos os planetas como seres animados, fundando-se sobre o princípio de que tudo vive na Natureza, desde o mineral até o homem. De início, cremos que há uma diferença capital entre o movimento molecular de atração e de repulsão, de agregação e de desagregação do mineral o princípio vital da planta; há efeitos diferentes que acusam causas diferentes, ou pelo menos uma modificação profunda na causa primeira, se ela for única”. (Gênese, cap. X, nº 16 a 19.).

Léon Denis, diz que “A alma dorme na pedra, sonha na planta, move-se no animal e desperta no homem”. Onde o Princípio da Inteligência para esses estágios são divididos: Mineral = Atração, Vegetal = Sensação, Animal =Instinto, Hominal = Razão. Se colocarmos desejos nesses reinos poderíamos dizer que o ideal da pedra(mineral) seria ficar na inercia, o da planta seria expandir seu campo de energia, do animal seria se reproduzir e do homem seria ser feliz.

Carpe Diem quer dizer aproveite o dia e essa seria a base da felicidade humana, porém, esse sentido de felicidade pode ser discutido pois se ficamos na inercia, estamos na mesma energia da pedra(reino mineral). O ideal do homem seria ter virtudes, valores, sabedoria, ter qualidades, ser justo, etc… pois temos razão conosco para nos guiar… A vontade, por exemplo, faz com que mudemos nossa vida. A decisão é puramente do plano mental e a realização só depende o ritmo que temos na nossa vida.

Bilderesultat for a historia do rei e os tres sonhos

Acredita-se que para chegarmos a nossa essência hominal de hoje, o homem passou pela evolução do mineral até a que conhecemos.

No Reino Mineral: O princípio inteligente encontrava-se nos cristais, completando seu estágio de individualização em longuíssimo processo de auto-fixação, ensaiando, aos poucos, os primeiros movimentos internos de organização e crescimento volumétrico.

Reino Vegetal e Animal: Identifica-se com os vírus, logo a seguir com as bactérias rudimentares, as algas unicelulares e, sucedendo-as, com as algas pluricelulares. no reino animal. O princípio inteligente vai desdobrar-se entre os espongiários, os celenterados, os equinodermos e crustáceos, anfíbios, répteis, os peixes e as aves, até chegar aos mamíferos.

Reino Hominal: Para alcançar a idade da razão, com o título de homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser automatizado em seus impulsos, no caminho para o reino angélico, despendeu nada menos que um bilhão e meio de anos.

Com a conquista da razão, aparece o raciocínio, a lucidez, o livre-arbítrio e o pensamento contínuo. Até então, o progresso tinha uma orientação centrípeta, ou seja, de fora para dentro; O ser crescia pela força das coisas, já que não tinha consciência de sua realidade, nem tampouco liberdade de escolha.(retirado do site: Harmoniaespiritual).

Deixo aqui uma parábola falando de como nos transformamos em produto do sistema quando não usamos nosso potencial:

https://atitudereflexiva.wordpress.com/2019/10/09/conto-os-tres-sonhos-do-rei/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.