Os Vikings e a Mitologia Nórdica

Era Viking (800-1050 D.C.)

Os Vikings são conhecidos pelo mundo pela sua bravura, habilidades náuticas e movimentos no comércio pelo mundo. Eram tidos como Bárbaros para muitos que os temiam, mas na verdade, os Vikings eram muito hábeis e inteligentes para seu tempo. Remaram mundo afora, mesmo antes de dizerem que Colombo descobriu as Américas. É também uma lenda colocá-los com 2 metros de alturas e com chifres salientes na testa(como nos filmes de Hollywood)… como podem comprovar na foto clássica de um grupo Viking acima, os Vikings eram até menores que o tamanho mediano de uma pessoa de hoje em dia por causa da pouca ingestão de vitaminas naquela tempo.

Na linguagem moderna, o Viking é um comerciante, colono ou guerreiro naval dos países nórdicos que participou de viagens à Europa Ocidental e Oriental para negociar, estabelecer novas terras ou saques no período entre 800 e 1050. No discurso diário, a designação do povo dos países nórdicos é frequentemente usada como era viking.
A origem etimológica de “Viking” é contestada. Norrønt tinha duas palavras das quais “Viking” pode vir. Viking (masculino, plural Viking) se referia a uma pessoa, enquanto Viking (feminino) envolvia uma atividade; algo que as pessoas fizeram (para ir no Viking). De acordo com uma explicação, ela deve ser derivada do sexo feminino vík (baía), ou o víkja relacionado (“ceder”), ou seja, alguém que se recolhe ou se esconde em uma baía para fazer uma caminhada na praia ou esperar por navios mercantes que pode ser atacado.

Também foi sugerido que ele esteja relacionado ao nome da paisagem Vík (in), no significado de “homem de Viken”. Em segundo lugar, isso deve ter um significado mais geral, como “pirata” ou “guerras marítimas”. Uma interpretação mais recente colocou a palavra em conexão com a distância no mar, ou seja, “marítimo caracterizado por agitação” (feminino) ou “participante de uma navegação marítima caracterizada por agitação” (masculino).

Uso concomitante
Outra questão é como a palavra Viking foi usada na Era Viking. Tanto no homem como na mulher, a palavra é encontrada nas pedras rúnicas e na poesia da Era Viking, mas não é muito comum e o significado é muitas vezes difícil de interpretar. Em alguns casos, como em duas pedras rúnicas de Uppland e Gotland, respectivamente, Viking (homem) parece significar uma comunidade guerreira, significando “nós que vamos ao Viking”. Esse também pode ter sido o significado no nome daqueles que foram chamados de vikings de Joms, embora as referências simultâneas a eles como “vikings” venham de caveiras que os combatiam. Existem também alguns exemplos de Víkingr como um nome pessoal, sugerindo que ele pode ter um impacto positivo.

Na maioria dos casos, no entanto, os carecas usavam os vikings nos oponentes, mesmo fora dos países nórdicos. Um exemplo é como o careca Sigvat Tordarson, no início dos anos 1000, chamou aqueles que saqueavam o reino norueguês de Olav Haraldsson, “Vikings”. Uma opinião semelhante está provavelmente por trás do relatório da crônica alemã Adam of Bremen, escrito por volta do ano 1070, sobre piratas no serviço dinamarquês: “Esses piratas, a quem chamam de vikings (Wichingos), mas a quem chamamos de ascomans, pagam impostos ao rei dinamarquês para obter permitido saquear os bárbaros que vivem perto deste mar. Consequentemente, também é frequente que eles abusem dessa permissão para saquear inimigos e perder seus próprios compatriotas; tão enganosos que são ».

O informante mais importante de Adam para as condições dinamarquesas foi o rei Svend Estridsson, e mostra que tanto o rei quanto os dinamarqueses viam esses vikings como uma espécie de seqüestradores que prestam serviço a si mesmos. Pessoas do norte que saqueavam mosteiros, igrejas e centros comerciais chamavam Adam, como outros historiadores latinos, Normanni.

O substantivo abstrato víking (feminino) é mais raro que a forma masculina em fontes escritas da Era Viking, e é encontrado apenas em três pedras rúnicas e uma única vez na poesia de conchas. As pedras rúnicas são erguidas desde o início dos anos 1000 em memória dos homens que viajaram “no Viking” para terras distantes. Aqui, essa atividade é referida em um contexto positivo, no sentido de estar conectado como em uma equipe (equipe comercial) ou em uma guilda.

No poema da poesia de cerca de 1100, no entanto, o viking é algo que o rei deve impedir e parar com punições severas. Há razões para acreditar que a menção positiva de viagens aos vikings e aos vikings, por volta do ano 1000, se transformou em algo negativo com a ascensão dos reinos escandinavos.

Na história da Europa, esse período faz parte do início da Idade Média, enquanto os arqueólogos costumam usar o termo Idade do Ferro mais jovem. A Era Viking é caracterizada pelo crescimento populacional, cobertura da terra, aumento do comércio com a Europa, centralização do poder e a transição da religião nórdica para o cristianismo.

O início da era viking é frequentemente associado ao ataque ao mosteiro Lindisfarne, no norte da Inglaterra, em 793. Ainda é comum traçar o início do período de volta a cerca de 750, para que também sejam incluídas as condições para as viagens viking. Isso se aplica tanto às condições internas, como o desenvolvimento da tecnologia dos navios de navegação marítima, quanto a fatores externos, como o estabelecimento da dinastia carolíngia na França em 753 e o califado abássida em 751.

Barco Viking no Museu dos Vikings em Oslo-Noruega

Os Vikings mais importantes da História foram enterrados com suas riquezas, escravos, cavalos e coisas de Valor em seu barco mais valioso, como os Faraós Egípcios faziam também, uma espécie de catacumba privada . A foto acima é uma dessas catacumbas que foi descoberta em 1970 e onde foi feito um museu com os achados. Existem 5 desses barcos mausoléus aqui na Noruega, outros entre Dinamarca, Suécia e Inglaterra. Os Vikings realmente fizeram História.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.