Pinturas em formato de Rosas – Rosemaling

Telemark

Pinturas em formato de Rosas – Rosemaling é um estilo de pintura decorativa, ornamental em objetos, móveis e interiores que era comum em vários assentamentos na Noruega entre 1740 e 1860, especialmente em Telemark e Hallingdal, mas também em Numedal, Setesdal e em outros vales em Vest-Agder, Hordaland, Fjordane e Rogaland. O nome vem dos motivos que são principalmente flores, folhas curvas e livres, que preenchem as superfícies em linhas arrojadas, combinações de cores fortes e muitas vezes refinadas. Outros motivos também ocorrem. O ornamento tem sido historicamente baseado no barroco de flores europeias e na elegância lúdica do rococó, mas desenvolvido como um camponês que pinta estilos regionais distintos.

Já o estilo Rococó está associado principalmente ao reinado de Luís XV na França. A direção de arte teve um impacto em muitos aspectos das artes, incluindo pintura, escultura, arquitetura, design de interiores, decoração, literatura, música e teatro. Desenvolveu-se no início do século XVIII em Paris, em resposta aos regulamentos grandiosos, simétricos e rigorosos do barroco, particularmente arquitetônicos com o Palácio de Versalhes.

A forma de decoração das pinturas com formatos de Rosas é agora considerada parte da arte folclórica norueguesa e artesanato doméstico. Esta Arte ainda está viva em ambientes de artes aplicadas em vários assentamentos e em alguns ambientes norueguês-americanos. Rosemaling também inspirou artistas noruegueses modernos.

O pré-requisito para a pintura de rosas se encaixar nas salas de estar das pessoas rurais era a transição do remo ou fogão de fumaça como fonte de calor para a lareira ou fogão de ferro com cachimbo de fumaça em vez de ljore. Nas salas mais antigas de carvalho ou forno de fumaça, a decoração pintada era praticamente impossível, porque a fumaça da lareira era como fuligem em todas as superfícies e logo tornaria a decoração pintada invisível.

Comparada à xilogravura que tem tradições muito mais antigas, a pintura decorativa em formato de Rosas se tornou um fenômeno novo no campo. A escultura em madeira era mais fácil do que a pintura, que requeria cores, óleos e pincéis que não estavam amplamente disponíveis. Por volta de 1600, muitos interiores de igrejas na Noruega foram pintados com trepadeiras e marmoreio, geralmente pinturas no teto e motivos bíblicos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.