Yoga Nidra, a Yoga do Sono

Yoga Nidra

Nidra Yoga ( sânscrito : योग निद्रा ) ou sono yogic ) é um estado de consciência entre a vigília e o sono, como o “vai-se dormir” palco. É um estado em que o corpo está completamente relaxado, e o praticante torna-se sistematicamente e cada vez mais conscientes do mundo interior, seguindo um conjunto de instruções verbais. Esse estado de consciência (nidra yoga) é diferente de meditação em que a concentração é necessária em um único foco. Em Yoga Nidra o praticante permanece em um estado de retirada luz dos 5 sentidos ( Pratyahara ) com quatro de seus sentidos internalizados, ou seja, retirado, e só a audiência ainda se conecta com as instruções. O objetivo da yoga de ambos os caminhos, relaxamento profundo (yoga nidra) e meditação são o mesmo, um estado de consciência meditativa chamado samadhi.

A forma de prática ensinada por Satyananda inclui oito etapas: internalização, Sankalpa (intenção), rotação de consciência, a consciência da respiração, de manifestação dos opostos, visualização criativa, determinação e externalização.

Yoga nidra está entre os mais profundos possíveis estados de relaxamento, mantendo plena consciência. No sonho lúcido , é apenas, ou principalmente, ciente do ambiente de sonho, e tem pouca ou nenhuma consciência do ambiente real de um.

A prática de relaxamento yoga foi encontrada para reduzir a tensão e ansiedade. Os sintomas autonômicos de alta ansiedade, tais como dor de cabeça, tontura, dor no peito, palpitações, sudorese e dor abdominal respondem bem. Ele tem sido usado para ajudar os soldados de guerra lidar com transtorno de estresse pós-traumático (PTSD).

Yoga nidra refere-se à consciência do estado de sono profundo, conhecido como prajna em Mandukya Upanishad.

História e fundo:
O conceito de yoga nidra é muito antiga em tradições indianas, como Hinduísmo e Budismo. Senhor Krishna é frequentemente associada com nidra yoga no épico Mahabharata. Da mesma forma, muitos iogues e rishis devem ter experimentado nidra yoga durante toda a sua vida.

Nos tempos modernos, nidra yoga foi experimentada por Satyananda Saraswati , quando ele estava vivendo com seu guru Swami Sivananda em Rishikesh . Ele começou a estudar as escrituras tântricas e, após a prática, construiu um sistema de relaxamento, que ele começou a popularizar no século de mid-20th. Ele explicou nidra ioga como um estado de espírito entre a vigília e o sono que abriu fases profundos da mente, o que sugere uma ligação com o antigo tântrico prática chamada nyasa , sendo que em sânscrito mantras são mentalmente colocado dentro de partes específicas do corpo, enquanto meditava em cada parte (de o corpo-mente ).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.